A Secretaria de Assistência Social prorrogou o prazo de inscrições para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Sinop. Cerca de 600 crianças já estão sendo beneficiadas com o programa, desde 2001, e serão oferecidas 300 novas vagas. A data final é o dia 30 deste mês. Podem se inscrever crianças de 7 a 15 anos, que estão executando algum tipo de trabalho no município, desde o trabalho doméstico até uma atividade remunerada.
Os cadastros podem ser feitos na Secretaria Municipal de Assistência Social e devem ser apresentados um documento de identificação do pai ou responsável e a certidão de nascimento da criança.
Além de receber o reforço escolar, participar de atividades recreativas, esportivas e culturais, as crianças recebem uma bolsa mensal de R$ 40 na zona urbana e de R$ 25 na zona rural.
O objetivo é retirar crianças que trabalham catando latinhas, de engraxate, pedindo dinheiro nas ruas, entre outros, e oferecer atividades sócio-culturais, garantindo que elas freqüentem a escola.