PUBLICIDADE

Promotoria quer ajustes na apliação de recursos da iluminação pública em Apiacás

PUBLICIDADE

Cerca de 150 pessoas lotaram o auditório da Câmara Municipal de Apiacás, durante audiência pública promovida, na segunda-feira, pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso. O objetivo foi discutir questões relacionadas à aplicação da contribuição de iluminação pública, sistema de coleta de lixo, tratamento de água, rede de esgoto e poluição sonora.

Segundo o promotor Marcelo dos Santos Alves Corrêa, a cidade possui em torno de 14 mil habitantes, mas já enfrenta problemas com poluição sonora. A principal reclamação é a realização de eventos nas ruas sem o controle da sonorização.

Durante a audiência, ficou acertado que os vereadores elaborarão um projeto de lei sobre o assunto. Uma das reivindicações da população é a definição de critérios sobre a quantidade de decibéis permitidos pela legislação ambiental. Os equipamentos que serão utilizados para a medição do som serão adquiridos com recursos oriundos de transações realizadas no Juizado Especial.

Outro ponto de destaque da audiência foi o debate sobre a forma como está sendo aplicada a arrecadação relativa a contribuição da iluminação pública. O MP pretende elaborar um termo de ajustamento de conduta com a Prefeitura e a Rede Cemat visando garantir a correta aplicação do dinheiro, em consonância com as reais necessidades da comunidade.

“As lideranças comunitárias que participaram da discussão comprometeram-se em apresentar ao Ministério Público um levantamento sobre as reais necessidades. Será com base nessas informações que elaboraremos o Termo de Ajustamento de Conduta”, afirmou o Promotor de Justiça.

O sistema de coleta de lixo no município também deverá ser reforçado. A Prefeitura terá 30 dias para apresentar ao Ministério Público as alternativas para resolver o problema. Atualmente, a população de Apiacás conta apenas com um caminhão para coleta.

Em relação à rede de coleta de esgoto e tratamento de água, o primeiro passo para a solução dos problemas enfrentados pela população será a verificação in loco da quantidade de residências atendidas pelos dois serviços. População e poder público pretendem trabalhar em conjunto, informa a assessoria do MInistério Público.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro fica destruído após pegar fogo em rodovia de Mato Grosso

Um carro de passeio pegou fogo nesta segunda-feira, no...

Governo de MT encaminha auxílio para município atingido por fortes vendavais

O governo de Mato Grosso encaminhou hoje cestas de...

Sepultado servidor da Unemat morto com tiro no olho na Bolívia

O corpo do motorista Lupércio Leonel de Menezes, funcionário...

Detran alerta para tentativa de golpe envolvendo CNH Social em Mato Grosso

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) alerta sobre tentativa...
PUBLICIDADE