quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Eventos em Mato Grosso visam a liberação de comércio intra-regional

PUBLICIDADE

Dando seqüência as discussões levantadas durante o Seminário Internacional Infra-estrutura Multimodal, o Governo de Mato Grosso irá sediar nos próximos meses uma série de encontros referentes a concretização de ações propostas por representantes de estado, quanto a desburocratização do comércio intra-regional.

O evento que envolveu especialistas, empresários e dirigentes do setor público, do Brasil, Bolívia, Peru, Chile, Argentina e Paraguai, teve como temática a discussão de propostas para destravar a burocracia e permitir investimentos em direção à integração entre países andinos e do Cone Sul. Nesse sentido, o fortalecimento recíproco das economias locais passa pelo rompimento das barreiras alfandegárias, como as aduanas.

As discussões serão iniciadas com a abertura da 4ª edição do Agrishow Cerrado, que será realizada de 18 e 22 de abril, em Rondonópolis, 220 km ao sul de Cuiabá. A expectativa da feira é para a atração de investidores estrangeiros, principalmente, comerciantes sul-americanos, que pretendem consolidar suas negociações com o Mato Grosso, iniciadas durante o Estradeiro Internacional e o Seminário Multmodal, realizados respectivamente, nos meses de fevereiro e março.

Segundo o secretário de Estado de Infra-estrutura, Luiz Antônio Pagot, serão promovidas rodadas de negócio no intuito de intensificar as negociações entre o mercado produtor mato-grossense e os consumidores andinos.

Voltados para o mesmo objetivo, Mato Grosso promoverá no dia 09 de maio, o segundo Seminário sobre a Hidrovia Paraguai – Paraná, onde serão discutidas saídas para a potencialização do transporte de cargas pelo modal. O seminário que contará com a presença de representantes dos países andinos localizados na área de influência da hidrovia, será realizado no município de Cáceres, 225 km a oeste de Cuiabá.

No dia 26 de junho, o Congresso Nacional promoverá uma Audiência Pública em Brasília (DF), para discussões a nível nacional quanto a viabilidade do modal hidroviário no país. Temas como a navegabilidade de algumas hidrovias, calados (profundidade de cada embarcação) e impacto ambiental para a implantação de hidrovias também serão abordados pela audiência.

Os debates sobre as questões hidroviárias terão seqüência durante o mês de agosto, quando se reunirão na cidade de Assunción, Paraguai, representantes andinos para a formação de um Conselho Inter-governamental de Hidrovias. Nesta etapa, serão discutidas ações concretas quanto a exploração hidroviária entre os países, e automaticamente, o transporte de cargas intra-regionais.

Já está agendada para o mês de setembro, a realização do II Seminário Internacional – Infra-estrutura Multimodal, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Nesta edição, serão discutidas as propostas estabelecidos durantes os eventos que sucederam a primeira edição do Seminário Internacional. Na oportunidade, serão avaliadas, a necessidade de maior mobilização intra-regional quanto a desburocratização do acesso às saídas andinas, como também o criação de câmaras empresariais para a solução de problemas que envolvam a logística internacional entre os países

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso aumenta em 32% produção de etanol e é o 2º maior do país

Mato Grosso se tornou o segundo maior produtor de...

Design sinopense tem projeção internacional e é destaque na revista Exame

O design sinopense Airon Martin está vivendo um dos...

Empresas de Sinop contratam 111 funcionários e salários chegam até R$ 3,5 mil

Empresas de Sinop admitem 111 novos funcionários com auxílio...
PUBLICIDADE