sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Projeto é escolhido como modelo pelo Bird

PUBLICIDADE

Uma das ações desenvolvidas pelo Programa Nacional do Meio Ambiente II (PNMA) é a contenção de processos erosivos nas nascentes do Rio Araguaia. De acordo com José Ignácio Neto, coordenador estadual do programa, cinco nascentes já foram recuperadas e onze estão em fase de recuperação. “Trabalhamos com as micro-bacias, identificando-as, pontuando as voçorocas e depois fazemos terraços, murundus, plantio de mudas e isolamento”, explicou.

De acordo com Neto, o projeto foi eleito um dos melhores desenvolvidos na área pelo Banco Mundial e escolhido como modelo para a recuperação de nascentes. Ele explicou que a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) trabalha em parceria com as prefeituras e os proprietários das áreas onde se localizam as nascentes. “Nós oferecemos assistência técnica e a prefeitura e os donos das terras entram com maquinários”, observou.

Numa outra vertente, o PNMA II está desenvolvendo o sub-projeto para promover a disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos da Região Araguaia. Segundo o coordenador, a Fema identifica os focos de lixo, fazendo um trabalho educativo com a população por meio de oficinas. “Dessa forma buscamos conscientizar a população de cada cidade e possibilitar com que as prefeituras façam uma coleta de lixo eficiente”.

Neto ressaltou que o próximo passo é a construção de aterros sanitários nos onze municípios contemplados pelo programa. A cidade de Alta Taquari será a primeira beneficiada com a obra.

O PNMA é financiado pelo Banco Mundial e desenvolvido em parceria entre Governo Federal e Governo do Estado. A primeira fase do projeto será finalizada em julho do próximo ano. Até agora houve investimentos na ordem de R$ 1,2 milhão. Até julho de 2010, cerca de R$ 10 milhões serão aplicados na conservação dos recursos naturais e promoção do desenvolvimento sustentável da Região Araguaia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Biblioteca Container será inaugurada na próxima semana em Nova Mutum

A prefeitura anunciou que na próxima terça-feira (30) será...

Incêndio atinge secador de grãos em Sorriso

As câmaras de um secador de grãos foram parcialmente...

Confirmados shows de Zé Neto e Cristiano, Luan Santana e Hugo e Guilherme na Expolucas

A diretoria da Expolucas confirmou, esta semana, os shows...

Morre cantor Anderson, do Molejo, aos 51 anos

O cantor Anderson Leonaro, do Molejo, faleceu, no final...
PUBLICIDADE