O projeto Prevenção Começa na Escola teve, ontem, nos municípios de Feliz Natal e Vera apresentações da peça “Inocentes Pétalas Roubadas” para mais de mil crianças. A proposta é sensibilizar alunos e professores sobre como se prevenir contra práticas nocivas ao público infantojuvenil, como violência, abuso sexual, bullying, racismo e destruição do patrimônio escolar. De acordo com coordenador do projeto, procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, somente este ano 18 municípios serão contemplados com a iniciativa.
“A peça Inocentes Pétalas Roubadas propõe uma reflexão na comunidade escolar e estimula o debate, de modo a reduzir a ocorrência dessas práticas e orientar sobre o que fazer e onde buscar ajuda. O projeto está tendo muita aceitação na rede de ensino, pois, por meio de uma linguagem lúdica cultural, consegue transmitir de maneira simples, direta e objetiva uma mensagem orientativa e preventiva”, explicou o procurador, através da assessoria.
Em alguns municípios, conforme o procurador, o projeto provocou reações imediatas e casos de bullying e abuso sexual vieram à tona logo após a apresentação da peça teatral. “Temos presenciado situações que exigiram intervenções imediatas. Daí a necessidade de diretores e professores, principalmente, estarem preparados para lidar com questões delicadas e complexas, como são os casos de abuso sexual”, afirmou.
De março a novembro, o projeto já esteve em Cáceres, Alta Floresta, Sinop, Sorriso, Querência, Água Boa, Barra do Garças, Tangará da Serra, Diamantino, Juína, Primavera do Leste, Rondonópolis, São José dos Quatro Marcos, Alto Taquari e Itiquira. Ano passado, a iniciativa percorreu escolas de Cuiabá e Várzea Grande, informa a assessoria.