A equipe do projeto Brasil das Águas – Sete Rios estará em Sorriso amanhã. A expedição ao Rio Verde está sendo acompanhada por autoridades de diversos municípios da região desde sábado. A equipe do projeto fará apresentações abertas ao público, com o objetivo de alertar a respeito dos danos causados aos rios pela ação do homem. O encontro será realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), as 19:00h.
Hoje, a equipe do projeto realizará apresentações em Lucas do Rio Verde, as 19h30, no auditório da Univerde. O projeto também será apresentado em Sinop, na quarta-feira, às 20:00h, no auditório da Unemat.
O Brasil representa a maior reserva de água doce da Terra, com 12% do total mundial. Durante 14 meses, entre outubro de 2003 e dezembro de 2004, o aviador Gérard Moss, junto com a esposa Margi, coletaram 1.160 amostras de água doce de rios e lagos espalhados pelo vasto território brasileiro utilizando um método inédito: um avião anfíbio. Os resultados das análises dessas amostras ajudaram a desenhar um abrangente panorama da qualidade das águas do país para fins de alerta e conscientização.
Baseado nos resultados obtidos pelas análises realizados por pesquisadores em várias instituições, foi possível desenhar um mapa mostrando a saúde das águas doces no momento da coleta e identificar ambientes não contaminados para que possam ser conservados. Utilizando a mesma metodologia em todo o país, a comparação dos resultados ajuda a entender a situação atual dos recursos hídricos e contribuir para um extenso banco de dados sobre um dos maiores bens do povo: a água.