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Controladores negam culpa em acidente aéreo ocorrido no Nortão

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As afirmações da Aeronáutica de que a altitude do jato Legacy estava errada na hora do acidente com o Boeing da Gol, que aconteceu em setembro do ano passado, no Norte de Mato Grosso, com a morte de 154 pessoas, foram contestadas pela Associação Nacional dos Controladores de Vôo.

As imagens registradas nos radares da Aeronáutica, que estavam sendo mantidas em sigilo desde o acidente, deram detalhes da tragédia. Uma reportagem do Jornal Nacional mostrou o momento exato em que o radar avisa que o jato Legacy deve mudar de altitude. Outra tela registra que o equipamento anticolisão estava desligado antes do acidente. No momento em que o Boeing é atingido, o Legacy está completamente fora do radar. Um traço verde indica a colisão e o sinal do jato reaparece pouco depois, quando o transponder volta a funcionar.

Segunda a Aeronáutica, a transferência do controle do Legacy para a torre de Manaus foi feita pelo telefone, em uma linha de uso exclusivo da Força Aérea – o que é um procedimento normal. Mas a altitude informada estava errada. Além disso, o controle de Brasília encerrou a comunicação sem saber se o Legacy havia recebido as novas instruções de vôo.

O presidente da Associação Nacional dos Controladores, Wellington Rodrigues, contestou as informações da Aeronáutica e disse que as telas mostradas não são prova de que o sistema tenha feito qualquer tipo de alerta.”Talvez por desconhecimento do próprio sistema, porque nós somos controladores do tráfego aéreo e as nossas chefias são oficiais aviadores. Eles não conhecem, na íntegra, o que cada ponto significa. Nós temos manuais que dizem realmente o que é cada item.”

O chefe do centro de controle aéreo de Brasília, o Cindacta-1, Eduardo Raulino Santos, descartou falhas nos equipamentos. A empresa aérea Gol não quis se manifestar, assim como o advogado dos pilotos do Legacy, José Carlos Dias. Em abril, os advogados dos pilotos do Legacy produziram um relatório apontando que a principal causa do choque entre as aeronaves foi a falha do sistema de controle de tráfego aéreo. As informações são do G1.

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