Quem passa pelo 3° Batalhão de Corpo de Bombeiros Militar na cidade de Rondonópolis pode escutar o som do trompete, do saxofone, da flauta e de um conjunto de instrumentos executando uma música. Isso porque a banda de bombeiros mirim que participa do projeto “Pequenos jovens, grandes talentos” ensaia três vezes na semana dentro da unidade. O trabalho é uma idealização do Comando Regional de Bombeiros Militar II, comandado pelo tenente – coronel Vanderlei Bonoto.
Ele explica que o projeto começou com a intenção de formar jovens, estimulando a prática de atividade interativa, com a finalidade de atender as deficiências de oportunidade na sociedade.
Cerca de 70 jovens com idade entre 7 e 22 anos compõem a banda, que é destaque pelo instrumental individual e o conjunto da obra. O projeto completa dez anos no próximo dia 25 de novembro. Neste tempo de execução, já conseguiu formar vários jovens, entre músicos, bombeiros e outras profissões.
A banda é regida pela professora Maura Cabral de Arruda, que conta que todos os instrumentos foram reciclados pelos bombeiros. Ela reforça que o projeto formou vários profissionais. “Muitas crianças entraram, ficaram por anos conosco e saíram bombeiros. Isso nos fortalece, já que nossa intenção é que todos tenham vontade de crescimento profissional e possam ter a garantia da cidadania”.
A adolescente de 12 anos, Karine Santos Lisboa, conta que está na banda desde cinco anos de idade. Segundo ela, sua visão do mundo mudou por causa da música. “O entretenimento musical nos estimula a estudar, a buscar novos desafios. Essa é minha segunda casa. Tenho orgulho de ser aluna bombeira mirim da banda, e com certeza futuramente bombeira”.