quinta-feira, 16/maio/2024
PUBLICIDADE

Proibição de queimadas termina dia 25 em Mato Grosso

PUBLICIDADE

As chuvas ainda não chegaram na maioria dos municípios mato-grossenses, levando a prorrogação do período de proibição de queimadas, que terminaria no último sábado, até o dia 25. Segundo o supervisor regional da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) em Sinop, Paulo Winter, a expectativa é que, até esta data, chova no Estado.

Somente este mês, foram detectados pelo satélite NOAA-15, do Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal (Proarco), cerca de 3 mil focos de queimadas em Mato Grosso. No mês passado, foram 4.245, número que deve ser ultrapassado caso não chova nos próximos dias.

Alguns municípios da região Norte estão entre os que mais queimaram. Até o dia 12, Feliz Natal apareceu com 88 focos, Juara com 77, Marcelândia com 81, Nova Ubiratã, 55, Peixoto de Azevedo,58 e Tabaporã com 52.

Mesmo não estando entre os maiores queimadores, outras cidades acabam sendo prejudicadas intensa fumaça. No início do mês, o aeroporto de Alta Floresta suspendeu seus vôos por três dias, devido a baixa visibilidade. Atrelada à baixa umidade do ar, também causa muitos transtornos à população, com aumento de doenças respiratórias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE