quinta-feira, 9/maio/2024
PUBLICIDADE

Professores recebem capacitação para trabalhar no Sistema Prisional em MT

PUBLICIDADE

A Escola Estadual Nova Chance realizou mais uma etapa de capacitação para 40 professores que trabalham nas salas anexas das cadeias e penitenciárias de Cuiabá e Várzea Grande, ontem à tarde. O objetivo das aulas é melhorar o desempenho do professor e aumentar a confiança para trabalhar nas unidades, tendo como meta a ressocialização das pessoas privadas de liberdade.

O tema “Postura do profissional da Educação dentro do Sistema Penitenciário” foi abordado pelo superintendente de Cadeias da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Gilberto Carvalho.

“A prioridade da Sejudh é a custódia da pessoa, depois a ressocialização e o principal canal para o desenvolvimento desse ponto é a escola. E Mato Grosso desponta quando se fala em educação penitenciária, com 23% dos recuperandos estudando, quando a média nacional é pouco maior é cerca de 15%”.

A capacitação tem o objetivo de alertar e esclarecer os profissionais da educação sobre a rotina nas unidades penitenciárias. De acordo com Gilberto Carvalho, a Sejudh trabalha para minimizar situações de risco, mas é preciso que os professores também conheçam as peculiaridades das unidades penitenciárias.

Silvia Paião e Luís Henrique Silva são os profissionais que começaram mais recentemente na Escola Nova Chance. A pedagoga atua em diversas disciplinas na penitenciária feminina Ana Maria Couto May e conta que de início estranhou a dinâmica da unidade, bem diferente das escolas. Mas sente-se mais confiantes com a capacitação.

O professor de história Luís Henrique encara o trabalho na Penitenciária como o conhecimento das modalidades de Ensino. “Nas escolas regulares eu trabalhava para atender o interesse dos estudantes em conquistar um bom rendimento do Exame Nacional do Ensino Médio. Além de atender esse nicho, quero trabalhar a ressocialização, lembrá-los que, além dos deveres, eles possuem direitos, mesmo privados de liberdade”.

Nesse ano, os professores da EE Nova Chance já receberam capacitações com as temáticas, Ética profissional, Relacionamento interpessoal, Stress no ambiente de trabalho, A importância do Trabalho em equipe, Violência e drogas, e o próximo é Saúde, como se prevenir.

O diretor da escola estadual, Paulo Oliveira Junior conta que o atendimento psicológico ofertado para os profissionais foi essencial na criação dessa capacitação. Isso porque a gestão da escola havia percebido um problema de rendimento de professores e estudantes, identificado corretamente com a terapia em grupo.

“A maioria dos nossos profissionais possui formação em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e precisa da capacitação para desempenhar adequadamente o trabalho dentre das unidades penitenciárias. Devemos diminuir as nossas carências com essas aulas”, conta o diretor da EE Nova Chance Paulo Oliveira Junior.

Para os profissionais do interior são montadas vídeo aulas que ficarão disponíveis, os profissionais também receberão suporto por vídeo conferências.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Município no Nortão prepara abertura de concurso público com 68 vagas

A administração de Feliz Natal (130 quilômetros de Sinop)...

Sinop: doações para o desabrigados no Rio Grande do Sul aumentam

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Sinop já...

Unemat abre vestibular especial com 220 vagas em Colíder e mais cinco cidades

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou...
PUBLICIDADE