quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Produtores fecharão BR-163 em Sorriso. Blairo fortalecerá movimento SOS Rural.

PUBLICIDADE

Mato Grosso, campeão brasileiro na produção de soja e algodão, vai ser palco, nesta terça-feira, de um grande protesto de agricultores no movimento SOS Rural. As manifestações serão em 8 pólos-regiões.
Os produtores rurais de Lucas do Rio Verde,Tapurah, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelatto, Nova Ubiratã, Ipiranga e Itanhangá estarão se reunindo em Sorriso para fazer mobilização SOS Rural. O tráfego na BR-163 será interrompido a partir das 09:00hs sem data certa para ser liberado.

Os produtores luverdenses, em reunião hoje (domingo) definiram pela distribuição de 30 de toneladas de arroz durante o movimento em Sorriso como forma de protesto pelo baixo preço do produto, bem como a soja, milho e algodão.

Os agricultores estão reivindicando recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador para refinanciamento do agronegócio mato-grossense, visando a manutenção dos empregos no campo,
novos rumos da política monetária nacional, diminuição da carga tributária, melhoria da logística para escoamento da produção, liberação dos genéricos (defensivos) para o agronegócio brasileiro. “Vamos também deixar claro para a opinião pública nossa visão sobre a política ambiental”, explicou ao Só Notícias/Agronotícias, o presidente do Sindicato Rural de Lucas, Helmute Lawisch. “Os agricultores estarão mostrando para o governo que, se as reivindicações não forem atendidas, o colapso na agricultura é inevitável”, afirmou.

O governador Blairo Maggi e o presidente da Famato, Homero Pereira, estarão reforçando o protesto em Sorriso. Blairo deve seguir a Sinop, por volta do meio-dia, onde também participará do manifesto dos produtores no Pólo Sinop.
Em todo o Estado os produtores reuniram-se por pólos: Sorriso, Sinop, Rondonópolis, Tangará da Serra, Alto Araguaia, Barra do Garças, Primavera do Leste e Cuiabá.

As Prefeituras de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum já definiram pela paralisação escolar no mesmo dia. O comércio e a indústria também vão fechar em solidariedade aos produtores. Aproximadamente 20 ônibus sairão de Lucas e Nova Mutum, às 07:30hs em direção a Sorriso levando produtores, trabalhadores e demais pessoas solidárias com o movimento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE