sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Produtores fazem novo bloqueio geral na BR-163 em Nova Mutum

PUBLICIDADE

Os produtores rurais em Nova Mutum voltaram a fazer bloqueio geral na BR-163, protestando contra a política econômica do governo Lula. Eles havia retirado as colheitadeiras e tratores da rodovia, nesta quinta-feira à noite, quando a polícia veio cumprir liminar da Justiça, a pedido do Governo Federal, para acabar com a interrupção no tráfego nos municípios do Nortão onde o protesto vinha sendo fetio. Eles fizeram bloqueio geral por algumas horas -a exemplo de Lucas do Rio Verde- mas, a maior parte do dia, a pista ficava liberada para passagem de ônibus, automóveis carretas e caminhões com carga viva ou transportando madeira, combustível, gêneros alimentícos, dentre outros produtos, menos a safra.

•Veja fotos das manifestações em Sinop e reunião com assesor de ministro em Lucas clicando aqui

••Veja fotos de máquinas queimadas, bloqueios e panelaço no Nortão clicando aqui

Os agricultores passaram a protestar em frente a agência do Banco do Brasil e da cooperativa Sicredi em Nova Mutum. Uma colheitadeira e um trator foram colocados na porta do banco e os produtores impediram a agência de abrir as portas.
Neste sábado, os agricultores voltaram a bloquear a BR-163. Até o meio-dia ninguém passou de um lado para o outro. Neste momento, o bloqueio é parcial – restrito apenas para caminhões carregados com soja, arroz, milho e insumos. Esta tarde, um caminhão tentou furar o bloqueio e os manifestantes abriram compartimentos da carroceria e uma parte da carga caiu na BR-163.

“Os produtores vão continuar protestando contra esta política econômica do governo. Não vejo outra alternativa para consseguirmos reverter este quadro caótico em que os agricultores estão. Vamos até o fim. O movimento se alastrou para outros Estados e o governo tem que resolver o problema dos agricultores”, disse, ao Só Notícias, o presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum, Alcindo Uggeri. Ele esteve no local do movimento reforçando apoio aos coordenadores do manifesto.

Neste domingo e na segunda-feira podem ser feitos bloqueios gerais no tráfego por algumas horas. Desde segunda-feira que produtores protestam e não saem cargas de soja das regiões Norte e Médio-Norte de Mato Grosso. Eles cobram mudanças na política cambial porque a quea do dólar derrubou a cotação da soja e a grande maioria dos agricultores não está conseguindo pagar os custos de produção.

O dólar esta semana fechou no menor patamar nos últimos 5 anos, cotado a R$ 2,08. Quanto mais o dólar cai, menor fica o preço da soja e os prejuízos dos produtores aumentam cada a dia. Eles cobram do governo Lula que cumpra a lei estabelcendo os preços mínimos dos produtos para, no mínimo, não terem prejuízos com suas safras.

Nesta sexta-feira um assessor do Ministério da Agricultura esteve em Lucas do Rio Verde conversando com agricultores, depois que o senador Antero Paes de Barros fez duras criticas ao Governo Federal e foi cobrar providências do ministro Roberto Rodrigues. O assessor sentiu na pele a revolta dos agricultores e teve que sair do encontro com produtores, às margens da BR-163, pois corria o sério risco de ser agredido. O encontro prosseguiu na câmara com lideranças do movimento, prefeitos e vereadores da região.

Os agricultores continuam fazendo bloqueios de caminhões com cargas de soja e insumos em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Diamantino e muitas outras cidades na região.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE