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Procon de Sorriso atendeu mais de 3,8 mil pessoas este ano

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O Procon (órgão de defesa do consumidor) de Sorriso fez 3.891 atendimentos de janeiro a maio, dos quais 335 reclamações foram formalizadas. A procura teve um aumento consideráve e aponta que uma parcela expressiva de consumidores está em busca de seus direitos ao sentirem-se lesados ou prejudicados em negociações com algumas empresas ou prestadores de serviços, avalia o coordenador do Procon, Joel Martins.

Segundo um balanço do Procon, 131 reclamações foram encerradas com acordo entre as partes. Em 24 dos casos, não houve conciliação e 180 ainda estão pendentes aguardando propostas e acordo dos fornecedores. A maioria das reclamações foi contra uma loja de eletro-eletrônicos, seguida por uma operadora de telefonia móvel e uma empresa fornecedora de água.

A população sorrisense, conforme ressalta o coordenador, tem se mostrado cada vez mais consciente sobre os direitos previstos no Código de Defesa ao Consumidor. O Procon é um órgão criado pelo governo para orientar e informar o consumidor sobre os seus direitos. Ele se resume, praticamente, a três grandes ações: orientar, defender e exercer o seu poder de polícia. A orientação consiste em informá-lo sobre os seus direitos baseado no código.

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