sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Processo em Diamantino tem desfecho depois de 93 anos

PUBLICIDADE

Na cidade de Diamantino, no interior de Mato Grosso, um processo levou 93 anos para ter seu desfecho judicial. A ação referia-se à regularização de um inventário e havia sido aberta em 1914. As informações são da Folha de S.Paulo.

Originalmente, o processo foi aberto pelos herdeiros de uma fazendeiro, João Alves Ferreira. Ferreira era dono de duas sesmarias – como eram chamadas terras abandonadas cedidas pela coroa portuguesa para quem quisesse cultivar. A intenção era legalizar o processo de partilha.

O processo registra apenas três movimentações dentro da burocracia do Judiciário brasileiro: entrega de documentos e petições nas décadas de 1920 e 1930 e, posteriormente, uma reclassificação, já na década de 50. Apenas em 1977 ele estava pronto para ter seu desfecho, que esperou o mês de setembro deste ano.

A sentença, que legalizou o terreno, foi dada pelo juiz Mirko Vincenzo Giannotte. Entre o início da ação e seu término, em 1980, o funcionário público Alécio Epifânio Soares comprou o sítio. Soares não sabia da disputa judicial a diz que nunca conseguiu um financiamento para fazer as terras produzirem por conta do processo. Ele, entretanto, vendeu o sítio no último ano, avisando o novo comprador da confusão na Justiça.

Não foram localizados parentes do dono orignal das terras.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE