A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou o transporte de 93,5 toneladas de carga em excesso durante a Operação Temática de Fiscalização de Peso e Dimensões realizada do último sábado até esta quinta-feira, na BR-163 e 364, em Rondonópolis (212 km de Cuiabá). Foram vistoriados 358 veículos, 67 deles foram recolhidos e os que apresentaram excesso de peso, como medida administrativa, tiveram que fazer o transbordo da carga excedente.
Além do excesso de peso, foram observadas irregularidades relacionadas à emissão de notas fiscais, ao sistema de iluminação e freios e ao transporte de carga nas partes externas do veículo. No total, 73 documentos foram retidos e 121 testes de alcoolemia foram aplicados e 11 pessoas foram detidas.
Dentre as infrações, dirigir o veículo com equipamento obrigatório em desacordo com a legislação ou sem o devido funcionamento foram as mais constatadas durante as fiscalizações. Fazem parte desses equipamentos o cronotacógrafo, por meio do qual os policias verificam o tempo de direção e descanso dos motoristas, e sistema do Arla 32, aditivo que reduz a emissão de poluentes gerados pela queima do diesel dos caminhões. Mais de 40 policiais rodoviários federais participaram da Operação.