sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Presidente do Sintep morta em acidente é sepultada em Cuiabá; diretor será à tarde

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: assessoria)

A presidente do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público) Jocilene Barboza, 42 anos, foi sepultada, há pouco, no cemitério Parque Bom Jesus em Cuiabá. O diretor-secretário de Articulação Sindical, Júlio César Viana, 65 anos, continua sendo velado na Capela Jardins, na capital, e será sepultado às 16h, no mesmo local. Os professores morreram no domingo à tarde, em acidente na BR-163, próximo ao Posto Gil, quando a caminhonete VW Amarok que estavam se envolveu em colisão frontal com uma carreta, com placas de Maringá (PR).

Conforme Só Notícias já informou, os dois estavam em Juara (300 km de Sinop) em atividade com novos concursados e voltavam para casa quando houve o acidente.

De acordo com a assessoria do sindicato, Julio dirigia a caminhonete e chovia muito. Em nota, o Sintep lamentou profundamente o falecimento dos dirigentes. A secretaria estadual de Educação também manifestou pesar, em nome do governo estadual. Para a secretária Marioneide Kliemaschewsk, a educação de Mato Grosso perde dois de seus maiores defensores. “Jocilene e Júlio representavam todos os profissionais da educação do Estado, é uma perda prematura e muito grande para nós, que temos em comum à luta por uma educação pública de qualidade”, disse.

Jocilene nasceu no Mato Grosso do Sul, mudou-se para Peixoto de Azevedo, no Nortão, e depois para Alta Floresta, onde, em 1995 ingressou na rede estadual de ensino como técnica administrativa educacional. Era formada em Ciências Biológicas pela Unemat e mestre em Educação pela UFMT. No sindicato, atuou como secretária de funcionários, secretária geral, vice-presidente e, no final de junho deste ano, foi eleita presidente.  “Primeira mulher, negra e funcionária de escola, a presidência do sindicato, em 53 anos de história”, destaca o Sintep.

Júlio Cesar Martins Viana também residiu no Nortão – em Itaúba (90 km de Sinop). Formou-se em pedagogia e ao integrar o cotidiano da escola pública e começou sua militância sindical, em 1984, na Associação Mato-grossense dos Professores (AMP). Participou da unificação da luta e ajudou a transformar a entidade na Associação Mato-grossense dos Profissionais de Educação (AMPE), em 1987. Compôs a frente de sindicalistas cutistas da educação que aprovou, no Congresso Estadual da AMPE, realizado em 1988, a filiação da entidade à Central Única dos Trabalhadores (CUT). O mesmo evento aprovou a mudança da AMPE para o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), sendo um de seus fundadores. Fez parte da primeira diretoria, foi delegado regional, representando o Nortão e presidente da subsede de Colíder, de 1992 a 1998. Em 1997, foi eleito vice-presidente do Sintep e assumiu a presidência da entidade para concluir o mandato, por ocasião do afastamento do presidente para concorrer ao cargo de governador do Estado. Foi eleito presidente do sindicato nas duas gestões que se seguiram, período de (1998 a 2003) e (2003 a 2006). Atualmente, era diretor com atuação na Secretaria de Articulação Sindical. Ele também dirigiu a Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Mato Grosso por duas gestões sucessivas, de 2003 a 2009.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE