quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Presidente diz que Empaer precisa reforçar quadro de servidores no Nortão

PUBLICIDADE

O presidente da Empaer (Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), Aressio Paquer, esteve ontem em Sinop onde reuniu-se com prefeitos e secretários de Agricultura de municípios da região. Ele afirmou que o efetivo de técnicos, fiscais e veículos destinados ao Nortão precisa ser ampliado. Hoje o Estado conta com 126 escritórios divididos em 9 regiões. São ao todo 563 funcionários, sendo 400 técnicos de campo e 163 de pesquisas e gerenciamentos.

No Nortão nas unidades de Sinop, Alta Floresta e Juína, há cerca de 80 técnicos que trabalham nos projetos rurais para pequenos produtores. “Hoje, além do efetivo ser pequeno, nossa maior dificuldade é com veículos. Temos várias camionetes, mas nos locais em que só foram destinados carros baixos, somos prejudicados pelas estradas. Nessa época de chuva alguns lugares ficam inacessíveis”, disse Aressio, ao Só Notícias. Ele espera que a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural resolva estas deficiências.

Todos os anos e Governo Federal destina um recurso para a Empaer. Em 2005 os recursos liberados foram de R$ 32 milhões. 70% são para a região Norte de Mato Grosso. Localidade esta, que segundo Aressio, tem os maiores custos de trabalho. “No Nortão, temos as maiores distâncias, em conseqüência as gastos com técnicos, estadia, alimentação e manutenção dos veículos aumentam”, salientou.

Aressio esteve ontem em Sinop, reunido com o secretário de Desenvolvimento Rural, Otaviano Pivetta, prefeitos de Claudia, Santa Carmem e Vera, o deputado Dilceu Dal Bosco, com o suplente do deputado federal, Helmut Lawisch, o secretário municipal de agricultura Alexandre Picin e presidentes de associações rurais de Sinop e Região. O encontro foi para debater sobre as potencialidades agrícolas do Nortão, a cadeia produtiva de banana, bacia leiteira e matérias-primas para a indústria de enlatados de Sinop.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE