terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeito entrega balsa ecológica que deve retirar 10 toneladas/mês de lixo do rio Cuiabá

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou, hoje, a Balsa Ecológica e prevê retirar aproximadamente 10 toneladas de lixo por mês do rio Cuiabá, com a implantação do serviço de coleta fluvial, entre a Ponte Nova até o São Gonçalo Beira Rio, recolhendo diariamente todo tipo de material. A balsa tem 7.20 metros de comprimento, 3 metros de largura e laterais com 1.10 metro de altura, com tela de uma polegada. Além disso, o piso é construído com chapa de aço e forrado com borrachão, garantindo a segurança aos coletores. A coleta será realizada por uma equipe formada por três servidores.

“Salvar o Rio Cuiabá depende de um esforço em conjunto e essa etapa é fruto de um grande planejamento para a preservação do nosso maior patrimônio natural. É um processo que começou com investimento emergencial de R$ 228 milhões em saneamento básico, que estamos fazendo. Posteriormente, iniciamos a implantação das lixeiras subterrâneas. Melhoramos as condições da coleta domiciliar, com a entrega de 25 novos caminhões, que já estão atuando na cidade”, explica o prefeito.

A quarta etapa é a partir da coleta fluvial. De acordo com prefeito, a embarcação também será utilizada para o desenvolvimento de atividades ambientais educativas. “Além do fator limpeza, essa balsa exercerá esse papel pedagógico. Quero sempre apresentar para a sociedade aquilo que é jogado indevidamente no rio e que estamos recolhendo. Infelizmente, em nossas ações retiramos televisores, cadeiras, sofás e outros tipos de materiais que são despejados no Rio Cuiabá. Não adianta somente cobrar da prefeitura à limpeza e continuar jogando lixo de forma irregular”, declarou.

A chegada da Balsa Ecológica integra as medidas exigidas no processo licitatório, finalizado em 2018, que resultou na assinatura de contrato com empresa de gestão de resíduos. Apesar do novo modelo de contrato estabelecer o pagamento mensal pela quantidade de resíduos coletados e não mais pelos maquinários disponibilizados, o município tomou todas as providências necessárias para assegurar a chegada do equipamento. A informação é da assessoria.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Carreta pega fogo e carga de algodão é destruída em rodovia de Mato Grosso

O incêndio envolvendo um veículo de carga de modelo...

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição no Enem termina nesta 6ª

Estudantes participantes do Pé-de-Meia ou inscritos no CadÚnico podem...
PUBLICIDADE