sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Prefeita aguarda acabar obras para solicitar mudança na categoria de operação do aeroporto em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: Só Notícias/arquivo)

A prefeita Rosana Martinelli (PR) informou, ao Só Notícias, que está aguardando a finalização das obras no aeroporto João Batista Figueiredo para solicitar da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a mudança na categoria do aeroporto que hoje opera em VFR-Voo visual- ou seja, o piloto voa orientando-se pelas referências visuais externas à aeronave para o IFR- Voo por Instrumentos- neste caso o piloto se baseia nos computadores de bordo da própria aeronave. “Estamos aguardando ficar tudo pronto para fazermos a solicitação. Quando fazemos um pedido não sabemos quando eles vem (técnicos da agência para fazer a inspeção). Queremos que tudo esteja pronto”, resumiu. A expectativa é que as obras terminem no próximo mês.

No final da pista está sendo construída área de segurança, denominada Reza, para reduzir o risco de dano à aeronave em casos de pouso com toque antes da cabeceira e ultrapassagem da cabeceira oposta além de facilitar a movimentação de equipes de salvamento e de combate a incêndio. É uma exigência da ANAC. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$1,5 milhão. Os recursos são da prefeitura.

As equipes continuam trabalhando na ampliação do local onde as aeronaves ficam paradas. As obras de ampliação nas áreas de embarque e desembarque praticamente terminaram. Foram construídos mais 240 metros divididos nos dois setores. O local era pequeno, desconfortável, principalmente no período chuvoso, e no setor interno havia goteiras. A nova ala proporciona maior conforto e também está melhor iluminada. Também estão sendo construídas seis novas salas no setor administrativo. O restaurante que era na parte superior foi transferido para o térreo. Foi melhorada a parte elétrica e feita pintura no terminal. Também serão adquiridas duas novas viaturas para fazer a inspeção diariamente no pátio.

Sinop tem três voos diários para Cuiabá, São Paulo e conexões para demais localidades.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE