sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

População indígena cresce 45% em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A população autodeclarada indígena em Mato Grosso cresceu cerca de 45% em dez anos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que de 29,1 mil identificados em 2010, passaram para 42,5 mil em 2010, quando houve o último censo. O estudo, divulgado nesta semana, aponta ainda que apesar do crescimento no Estado, houve redução na quantidade de pessoas declaradas índias na capital (de 2,1 mil passou para 1,6 mil).

No país, o IBGE destaca que no último censo realizado, 817 mil pessoas se autodeclacaram indígenas, o que significou no crescimento de 11,4% no período de 2000/2010. A quantidade corresponde a 0,4% da população nacional. Não foram pesquisados os povos indígenas considerados “índios isolados”. Do total nacional, 315 mil residem nas áreas urbanas. A maior participação (33,7%) foi encontrada na região Nordeste. Já entre os 502 mil residentes das áreas rurais, a região Norte manteve a maior concentração (48,6%).

O aumento de declarados índios foi denominado pelo instituto como “reetinização”, já que povos estão reassumindo e recriando as suas tradições indígenas, “após terem sido forçados a esconder e a negar suas identidades tribais como estratégia de sobrevivência, seja por pressões políticas, econômicas e religiosas, ou por terem sido despojados de suas terras e estigmatizados em função dos seus costumes tradicionais”, afirma o levantamento.

O resultado de Mato Grosso é o segundo maior do Centro-Oeste, onde Mato Grosso do Sul aparece à frente, com 73,2 mil autodeclarados. Goiás tem 8,5 ml e, no Distrito Federal, somou 6,1 mil.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE