domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Poluição sonora preocupa Ministério Público em Sorriso

PUBLICIDADE

Visando o bem estar da população e a preservação de sua saúde é que o Ministério Público Estadual expediu uma notificação recomendatória ao município de Sorriso. O documento expedido pelo promotor de Justiça Marcos Brant Gambier Costa, tem como objetivo disciplinar os parágrafos 1 e 2 do artigo 276 da Lei Complementar 032, de 20 de dezembro de 2005, do município de Sorriso, cujo conteúdo dá a entender que é permitido o abuso de poluição sonora em dissonância com as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Nesse caso os infratores ficam sujeitos a pena que está prevista no artigo 54 da lei 9605/98 que trata dos crimes ambientais.

O promotor acrescenta que também a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o problema. Tanto que definiu o combate da poluição sonora como uma das prioridades para a próxima década. Em Sorriso, conforme permite a Lei Complentar os níveis podem chegar a 80 decibéis quando os limites permitidos pelo Conama são bem abaixo disso.

Assim, o MPE recomenda a prefeitura que promova no prazo de 60 dias a alteração no artigo compatibilizando o mesmo com as legislações das diversas esferas legislativas vigentes, promover também no prazo estipulado pesquisa de âmbito nacional e estadual visando verificar tudo quanto necessário sobre poluição sonora, de modo a preservar a saúde e o sossego público, promover a aquisição de equipamentos ou instrumentos de medição para detectar a emissão de poluição sonora em Sorriso. Também realizar trabalho de divulgação junto a população com material informativo e de conscientização sobre os efeitos prejudiciais do problema.

Outra providência recomendada é a introdução do tema no currículo escolar do ensino fundamental, estabelecimento de convênios e parcerias com órgãos e entidades para a execução de atividades relativas ao combate e prevenção da poluição sonora urbana. Também elaborar e distribuir tabela onde constem os níveis e critérios de avaliação de ruídos para ambientes externos para facilitar a compreensão da população para com a lei, elaborar uma Certidão de Tratamento Acústico em conjunto entre prefeitura e MPE de Sorriso para qualquer estabelecimento que emita ruído (bares, restaurantes, , boates, fábrica, armazém ou mesmo uma loja).

Conheça os níveis estabelecidos pelo Conama:

Regiões hospitalares: 45 decibéis durante o dia e 40 à noite.
Áreas residenciais: 55 decibéis durante o dia e 50 à noite.
Áreas centrais: 65 decibéis durante o dia e 60 à noite.
Áreas industriais: 70 decibéis durante o dia e 65 à noite.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...

Caminhonete capota após colidir com carro em Sinop

A batida ocorreu entre uma caminhonete Toyota Hilux e...
PUBLICIDADE