Com o objetivo de atender às exigências da Federação Internacional Futebol Associado (Fifa) para a realização da Copa do Mundo de 2014, a Polícia Militar do Estado implantará o Regimento de Polícia Militar Montada. Para isso, o Governo deverá adquirir, até 2013, aproximadamente 120 cavalos e empregar 300 homens, a partir da efetivação dos aprovados no concurso realizado este ano.
Conforme o tenente coronel Alberto de Barros Neves, encarregado de criar o regimento, a partir do próximo ano, a PM iniciará a aquisição dos animais, com a compra de 40 cavalos. “Até a realização da Copa das Confederações, evento que antecede a Copa do Mundo, já teremos o efetivo montado, com os 120 cavalos treinados e os 300 policiais capacitados”, disse.
Na última semana, o oficial esteve em Brasília, participando do Encontro de Comandantes de Unidades de Polícia Montada. “A ideia do evento era debater sobre a possível criação de uma escola de policiamento montado, como forma de se ter uma doutrina única desse tipo de policiamento em todo o Brasil”, explicou. Conforme Alberto, dos 26 Estados, quatro não possui um regimento, incluindo Mato Grosso.
“O evento da Copa do Mundo veio ao encontro dos nossos interesses. A Polícia Militar evolui a cada mês, com a realização de cursos de capacitações e treinamentos, e a cada ano passará por avanços que garantirão uma melhora significativa nas questões relacionadas ao policiamento ostensivo”, destacou o encarregado.
Durante encontro, o Estado apresentou, nos grupos de trabalhos, a proposta de criar junto ao Conselho Nacional de Comandantes Gerais de Polícia Militar e Bombeiros Militar, uma câmara técnica de policiamento montado. As propostas serão apresentadas em agosto, durante o encontro do CNCG, no Rio de Janeiro.
De acordo com o militar, a câmera técnica “é composta por uma comissão que tem a responsabilidade de buscar resolver um problema nacional, até mesmo inovar, por meio de ideias e propostas que melhoram várias questões que envolvem as corporações militares”.