O 9º Comando Regional da Polícia Militar em Alta Floresta, juntamente com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, iniciou, ontem, ação para o recolhimento de alimentos não perecíveis, produtos de higiene, colchões, cobertores, roupas e calçados, dentre outros donativos, a serem destinados aos milhares de desabrigados em mais de 300 cidades no Rio Grande do Sul, desde o dia 29 de abril, com fortes chuvas e enchentes. O boletim da Defesa Civil de hoje informa que o número de mortos subiu para 90. A mobilização também ocorre em municípios que integraram o comando (Colíder, Apiacás, Paranaíta, Nova Canaã, Carlinda, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes) estarão apoiando as atividades.
Os pontos de coleta, até o momento, estão concentrados no quartel da Polícia Militar em Alta Floresta e pelotões de Apiacás, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Paranaíta e Nova Bandeirantes. As doações também podem ser feitas no Sindicato Rural de Alta Floresta e Carlinda, além na Igreja Católica em Paranaíta (matriz).
Já foram arrecadadas cerca de 20 toneladas em materiais para o primeiro envio. O produtor rural e delegado da Aprosoja em Mato Grosso, Willian Piloni, que é um dos articuladores na ação, declarou que “o que está chegando de acordo, com a etiqueta e tudo, já está passando direto (para transporte), enquanto o que está vindo fora desse padrão nós estamos reorganizando, como a separação de roupas femininas e masculinas”, “visando diminuir a logística”.
O montante doado inicialmente será levado em carreta de empresa privada, que é uma das parceiras na ação, até o Rio Grande do Sul.
Em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, igrejas, entidades, clubes de serviços e voluntários estão se mobilizando para arrecadar donativos para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. O governo de Mato Grosso deve destinar R$ 50 milhões para ajudar na reconstrução de pontes e estradas. Dezenas de cidades gaúchas estão isoladas. A proposta do governador Mauro Mendes obteve, ontem, aprovação de lideranças e o projeto será votado na Assembleia até amanhã.
O TCE Mato Grosso e a OAB também iniciaram campanha de solidariedade.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.