sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Piracema começa e pesca fica proibida a partir de quinta-feira.

PUBLICIDADE

Começa nesta quinta-feira em Mato Grosso o período da piracema e as equipes de fiscais da Secretaria do Estado do Meio Ambiente (SEMA) já estão preparadas para a fiscalização neste período. A unidade de Sinop, que é responsável por 18 municípios da região, deve receber apoio de fiscais de Cuiabá para o período de fiscalização.

Em todo o Estado serão mais de 200 fiscais que farão o combate às pescas durante o período, que segue até o dia 28 de fevereiro. Nestes quatro meses serão permitidas apenas pescas com linha ou vara de mão. Pesca com tarrafas e redes estarão proibidas.

Os pescadores que forem detidos com pescados dessa natureza serão multados, e os peixes serão apreendidos e doados à entidades assistenciais. O período da piracema que definido pela instrução normativa 36, publicada no dia 06 de outubro pela ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, valerá também para o Mato Grosso do Sul.

A proibição tem com objetivo permitir o ciclo de reprodução dos peixes, garantindo o sustento de muitas famílias e atividades econômicas que dependem diretamente da pesca, na próxima temporada. Os barcos e veículos para que os fiscais possam trabalhar serão fornecidos pela Sema.

Campeonatos de pesca esportiva, na modalidade pesque e solte, só serão permitidos a partir de 1º de fevereiro, exceto nos rios Paraguai, Cuiabá, São Lourenço, Itiquira e Taquari.

Fazem parte da regional de Sinop os rios Teles Pires, Rio Verde, Arinos, Celeste, Nandico e Von Steinen.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Condutor fica desacordado após colisão e queda de moto em Sinop

O acidente de trânsito envolvendo uma Yamaha Factor e...

Abertas mais de 800 vagas em cursos técnicos gratuitos em Mato Grosso

Estão abertas até a próxima segunda-feira (1) as inscrições...
PUBLICIDADE