PUBLICIDADE

Pesquisas da UFMT e Unemat auxiliam Cepesca definir período da piracema em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

As pesquisas e monitoramentos da Universidade Federal de Mato Grosso, secretaria estadual de Meio Ambiente e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) são utilizados, anualmente, para definir o período de “defeso”, ou “piracema”, como é conhecido popularmente. O objetivo é conservar as espécies de peixe de interesse comercial, garantindo a renovação e manutenção dos estoques pesqueiros.

Os dados representam a probabilidade de um conjunto de espécies estarem em atividade reprodutiva por mês, nas três bacias hidrográficas do estado. O enfoque são as espécies migradoras e de interesse para a pesca, como o pintado e o pacu. As análises são feitas reunindo dados desde 2004 da Sema, do grupo de pesquisa Ecologia e Manejo de Recursos Pesqueiros, da UFMT, Unemat e de artigos publicados sobre o assunto.

“Os resultados vêm sendo apresentados ao Conselho de Pesca desde 2015 e, com base neles, os conselheiros decidem quais meses serão considerados como defeso, ou seja, em quais meses a pesca ficará proibida, para proteção dos estoques deseovantes, de forma que contribua para a renovação dos estoques pesqueiros”, afirmou a professora Lucia Aparecida de Fátima Mateus, membro do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca).

Além disso, a pesquisadora aponta que, como toda medida de manejo, o defeso precisa de monitoramento para avaliar sua efetividade. “O fundamental para seu sucesso é que as decisões sejam tomadas por conselhos de usuários e manejadores, embasados por dados científicos”, acrescentou.

Sobre as diferentes épocas em que o defeso é definido a cada ano, a professora explica que a atividade reprodutiva dos peixes pode ser afetada por fatores ambientais, como a duração e a intensidade do período de chuvas. “Entretanto, o que acontece, geralmente, é um encurtamento ou prolongamento do período dentro de uma certa época do ano”, disse.

Em 2020, o Cepesca determinou que o defeso aconteça entre 1º de outubro até janeiro de 2021, informa a assessoria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE