A terceira pesquisa Datafolha realizada após o início do horário eleitoral mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição do PT, se mantém à frente na corrida presidencial. Se a eleição fosse hoje, Lula venceria no primeiro turno, com 57% dos votos válidos –excluindo brancos e nulos.
De acordo com a pesquisa, a taxa de intenção de voto de Lula oscilou de 50% para 51%–dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em seguida, aparece o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, cuja taxa de intenção de voto ficou estável em 27% –mesmo patamar verificado na pesquisa da semana passada.
A candidata do PSOL, Heloisa Helena, oscilou de 10% para 9%. Foi a terceira oscilação para menos na taxa de intenção de voto da senadora.
Os candidatos Cristovam Buarque (PDT) e Ana Maria Rangel (PRP) tiveram 1%. José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL) e Rui Pimenta (PCO) não pontuaram.
O Datafolha ouviu 7.724 eleitores em 349 cidades ontem e hoje. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Num eventual segundo turno, Lula venceria com 55% das intenções de voto contra 37% de Alckmin.