sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Pesquisa CNT/Sensus mostra que Lula ainda venceria no 1º turno

PUBLICIDADE

A pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta terça-feira, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, teria 33,5% das intenções de voto, contra 12,6 % do candidato tucano, Geraldo Alckmin, se as eleições fossem hoje.

Este é o cenário em que os entrevistados respondem em quem votariam sem que o pesquisador oferecesse uma lista de possíveis candidatos, ou seja, é uma lista espontânea.

De acordo com a pesquisa, o presidente Lula continuaria vencendo as eleições no primeiro turno, com 55,1% dos votos válidos.

Na pesquisa anterior, realizada em maio, o presidente tinha 28,2% das intenções de voto, contra 8,1% de Alckmin.

Na lista estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são oferecidos aos entrevistados, Lula teria 44,1% das intenções de voto, contra 27,2% do candidato tucano.

A candidata do PSOL, Heloísa Helena, teria 5,4% e Cristovam Buarque, do PDT, 1,4%.

Na pesquisa anterior da CNT, os nomes de outros pré-candidatos foram incluídos e, por conta disso, não é possível comparar a lista de maio com o resultado atual.

Na lista estimulada da pesquisa de maio, o presidente Lula tinha 42,7% das intenções de voto, contra 20,3% de Alckmin, 8% de Heloísa Helena e 0,5% de Cristovam.

Segundo turno

No segundo turno, Lula permaneceu estável em relação à pesquisa de maio, com 48,6% de intenções de voto. Na pesquisa anterior, ele tinha 48,8%. Alckmin, por sua vez, passou de 31,3% em maio para 35,8% em julho.

A rejeição ao candidato tucano caiu de 40,6% para 35,8% e o índice de desconhecimento a Alckmin passou de 12,2% para 7,1%. Já a rejeição a Lula passou de 34,7% para 32,4%.

A queda na rejeição a Alckmin e a redução no índice de desconhecimento mostram a recuperação do candidato tucano na disputa presidencial. “A melhora relativa de Alckmin é mais significativa que a melhora de Lula. Mas o presidente ainda pode crescer nas pesquisas”, afirmou Ricardo Guedes, diretor do instituto Sensus.

Esta é a primeira pesquisa feita pela CNT/Sensus com o registro dos candidatos à Presidência no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 4 e 6 de julho, em 24 Estados brasileiros. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Datafolha

Pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de S.Paulo no último dia 30, mostra que o tucano Geraldo Alckmin subiu sete pontos percentuais e atingiu 29% das intenções de voto à Presidência. No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda venceria as eleições de outubro no primeiro turno, com 54% dos votos válidos, se a disputa fosse hoje.

Alckmin cresceu de 22% para 29% desde o final de maio, enquanto o presidente Lula oscilou de 45% para 46%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Num eventual segundo turno, Lula derrotaria Alckmin por 51% a 40%. A reportagem da Folha mostra que o presidente vence o tucano entre os eleitores menos escolarizados, com menor renda e nordestinos. Já o tucano Alckmin vence no Sul, entre os eleitores mais ricos e instruídos.

A pesquisa indica ainda que o tucano é visto como “sério, confiável e bom administrador” e Lula teria a “afinidade com os pobres e os de origem humilde”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE