Mais de 80% da população de Mato Grosso não confia nas Polícias Civil e Militar. O dado faz parte da Pesquisa Nacional de Vitimização, divulgada ontem, pelo Ministério da Justiça. Segundo o balanço, que foi realizado entre junho de 2010 e outubro de 2012, somente 16,7% dos mato-grossenses confiam nos agentes civis e 16,3% da população estadual acredita nos policiais militares. Nacionalmente, a média de confiança para com a PM é de 18% e para a PC é de 16,6%.
Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e coordenador do Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e da Cidadania (Nievci), Naldson Ramos da Costa afirma que a ausência de confiança para com as forças policiais é um problema histórico. "As organizações policiais dificilmente foram vistas de forma positiva durante o decorrer da história. A justificativa para a ausência de confiabilidade é resultado de inúmeros fatores, entre eles a distância em relação aos interesses da população, os casos de agressões aos indivíduos, o atendimento não adequado aos variados tipos de delitos e ainda o baixo índice de investigação e apresentação de resultados".
Esta é a primeira vez que o Ministério da Justiça realiza a Pesquisa de Vitimização. O estudo, que levou em consideração 12 tipos de ocorrências passíveis de registros policiais, foi realizado com aproximadamente 78 mil pessoas em 346 municípios brasileiros que contabilizavam população igual ou superior a 15 mil habitantes.
Os delitos que foram contabilizados no estudo são furto e roubo de automóveis, furto e roubo de motocicletas, furto e roubo de objetos ou bens, sequestro, fraudes, acidentes de trânsito, agressões, ofensas sexuais e discriminação.
Cuiabá – Além dos dados estaduais, a população cuiabana também apresentou baixos índices em relação à confiança nas Polícias. Conforme o levantamento, somente de 10,7% dos cuiabanos confiam na PM. Em relação à Civil, a taxa de confiabilidade é de 10,1%.
Outro lado – Titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, afirma que a confiança para com os agentes policiais está ligada a fatores históricos, porém, reforça que as Polícias em Mato Grosso tem trabalhado com foco voltado à cidadania. Para ele, mesmo a pesquisa apresentando índices baixos, a população busca auxílio e segurança junto às Polícias.
Bustamante também destaca que atualmente a população sente-se mais segura quando há a presença de policiais. "A solicitação pela presença da Polícia é bastante intensa nos dias hoje, principalmente nas ruas, escolas e demais estabelecimentos do Estado. Isso traz a sensação de segurança".