quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Pescadores protestam contra mortandade de peixes no Teles Pires em Sinop e querem reposição

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (fotos: Só Notícias/Guilherme Araujo - atualizada 19:04h)

A carreata percorreu, há pouco, ruas e avenidas da região central cobrando providências para a mais recente mortandade de peixes que ocorreu, mês passado, no rio Teles Pires, e também a definição de ações para que não aconteça novamente. “Queremos o povoamento dos peixes mortos; população não pode pagar o ônus; Ministério Público omisso com a obrigação de fiscalizar”, criticaram, em faixas.

“Estamos reivindicando que as autoridades competentes que concederam a concessão (para funcionamento da usina hidrelétrica) tomem as devidas providências, que cobrem essa mortandade de peixes que está acontecendo no rio Teles Pires porque do jeito que está não dá para ficar. Queremos que a usina faça a reposição dos alevinos nobres, da bacia do Teles Pires e que de alguma maneira ou outra compensem alguma coisa em prol do nosso rio, que faça a transposição dos peixes e retire as galhas. Faça a supressão (de vegetais) que ficaram de fazer e não fizeram. A mata está na beira dos rios. Fizeram só em torno e 30 a 40%. A mortandade não é acidente, já é barbeiragem de operação”, criticou um dos lideres do movimento, Naor Wolff.

A mais recente mortandade foi das espécies de Piau, Matrinchã, Pacu, Curimba, Cachara, Tucunaré e outras que apareceram nas proximidades do reservatório.

Foi a segunda mortandade de peixes no Teles Pires, em Sinop, este ano. A anterior ocorreu em março com estimativa de 6 toneladas de peixes.

Outro lado
Em nota ao Só Notícias, a Companhia Energética Sinop, concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, manifesta que “entende que a manifestação realizada nesta quinta-feira é um direito dos pescadores e estimula o diálogo entre as partes. No que se refere às reivindicações, a Companhia esclarece que o projeto para formação do reservatório seguiu todas as obrigações legais de retirada de biomassa baseado em critérios técnicos e científicos amplamente utilizados no Brasil e no mundo e validados pelos órgãos ambientais. Além disso, a Companhia monitora constantemente a qualidade da água e os resultados comprovam que não há qualquer evidência de prejuízo ao ambiente aquático”.

“A companhia informa também que mantém em pleno funcionamento um sistema de transposição de peixes aprovado no licenciamento que possibilita a continuidade da migração dos peixes ao longo do rio Teles Pires. Além disso, até o final do ano, será implementado um sistema inovador e de padrões internacionais para a repulsão dos peixes para minimizar episódios como o ocorrido. A companhia reforça que cumpre rigorosamente com a legislação e o licenciamento ambiental, seguindo todas as medidas necessárias, e preza pelo compromisso com o meio ambiente e com a geração de energia limpa e renovável”.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senac abre mais de 800 vagas em cursos técnicos gratuitos em Mato Grosso

Estão abertas até a próxima segunda-feira (1) as inscrições...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...
PUBLICIDADE