Os pescadores esportivos Paulo Roncaglio e Matheus Moreira flagraram uma onça-parda nadando tranquilamente, ontem ao amanhecer, no lago do Manso, em Chapada dos Guimarães (66 km de Cuiabá). O vídeo foi publicado por Paulo em suas redes sociais e rapidamente viralizou.
“Foi mais emoção do que eu imaginava”. “Aproveitei o momento para orar por minha família e pedir a Deus um dia normal de pescaria, voltar pra casa bem e curtir o momento. E ele como sempre surpreendeu e mostrou que o normal dele vai muito além do que imaginamos”, escreveu.
As onças-pardas (Puma concolor), também conhecidas como pumas ou suçuaranas, são excelentes nadadoras, capazes de atravessar rios e lagos quando necessário, seja para caçar, fugir de predadores ou simplesmente se deslocar em seu território. O animal não está em extinção, mas é considerado “vulnerável” pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Apesar de ampla distribuição em diversos biomas brasileiros, a espécie enfrenta ameaças como perda de habitat, atropelamentos e caça.
Ainda segundo o ICMBIO, o felino habita, principalmente, áreas de borda de floresta e possui uma dieta baseada, em sua maioria, em animais de pequeno porte. Quando se deparam com seres humanos, o instinto dessas onças é evitar o confronto e fugir, já que elas percebem o ser humano como uma ameaça.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.