Geral

Pescador flagra ‘briga de sucuri’ em lagoa em Lucas do Rio Verde

Uma sucuri foi flagrada cometendo canibalismo em uma lagoa, em uma região rural, a cerca de 20 quilômetros do centro de Lucas do Rio Verde. O pescador Luan Negrine que estava passando pelo local viu a cena e flagrou o momento que a serpente maior se enrola e asfixia a menor. “Essa eu nunca tinha visto. Olha as duas sucuris brigando”, fala enquanto gravava o vídeo.

O flagrante ocorreu no final da semana passada.”Saímos para pescar e vimos aquele movimento, no primeiro momento achei que tinha pego algum passarinho, alguma coisa do tipo, estava terminando de matar. Quando cheguei bem perto era outra sucuri um pouco menor. Ela meio que se espantou enquanto estávamos filmando”, disse, em entrevista, ao Só Notícias, destacando que apenas capturou as imagens da serpente e a deixou seguir pela área alagada.

O professor de Ecologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT Sinop), Domingos de Jesus Rodrigues, explicou que “tem muitas serpentes que se alimentam de outras também, no caso da sucuri ou anacondas existe canibalismo. Está mais associado ao período reprodutivo, onde a fêmea que é muito maior que o macho se alimenta dele. Esse ato dela voltar para comer, como falou no vídeo, não é muito comum não. Depois que mata, ela começa a engolir pela cabeça e provavelmente por as pessoas estarem perto, ocorreu uma perturbação do comportamento e se afastou”.

Só Notícias/David Murba (foto: reprodução)