segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Pedra fundamental do Centro de Triagem de Animais Silvestres é lançada em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE

A pedra fundamental do primeiro Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas) de Mato Grosso foi lançada no município. A obra deve começar, ainda este ano, após uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ministério Público Estadual (MPE), Organização não governamental (ONG) Amibem e a prefeitura da cidade.

O evento ocorreu durante a celebração do aniversário de emancipação de Lucas do Rio Verde, promovida no último sábado (05.08), quando o vice-governador e secretário da Sema, Carlos Fávaro, anunciou o repasse na ordem de R$ 500 mil para construção do Cetas.

O Centro de Triagem será construído em um espaço de 1 hectare, sendo 0,5 ha de área aberta e 0,5 ha de mata, doado pela prefeitura. Além dos R$ 500 mil para início das obras, a Sema e o MPE viabilizarão madeira de apreensão proveniente de ações de fiscalização da secretaria e do Ibama para a edificação dos recintos. A gestão do local será realizada pela ONG Amibem, com apoio de voluntários.

Para Fávaro, os animais silvestres são importantes para manutenção da biodiversidade que é riquíssima. Ele acredita que ter um local apropriado para o resgate e os primeiros atendimentos é imprescindível no trabalho de conservação do meio ambiente. “Nosso estado vizinho, Mato Grosso do Sul, tem 11 Cetas, o que tem servido de estímulo para que possamos mudar a nossa realidade e avançar, afinal, temos uma rica biodiversidade que merecer ser tratada com o máximo respeito e prioridade”.

Lucas do Rio Verde tem uma tradição em políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável, um exemplo disso é o Código Florestal Brasileiro, que teve sua semente extraída de Lucas do Rio Verde, quando ainda era o programa Lucas Legal, transformando-se em MT Legal e por fim o Código com diretrizes na área do meio ambiente para todo o país. “Agora estamos dando o segundo passo rumo aos avanços na área da pesquisa na cidade”, afirmou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...
PUBLICIDADE