Um incêndio florestal atingiu o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso, e o local estará fechado para visitações por tempo indeterminado a partir de hoje. A suspeita é de que o fogo que começou, ontem à tarde, e atingiu parte das áreas do rio Mutuca e rio Claro, além das margens da MT-251, que liga a Cuiabá a Chapada, seja criminoso. Até o fim da tarde de ontem a situação no local era crítica e o fogo ainda não havia sido controlado. A área atingida ainda não foi contabilizada.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável por gerir o parque, a decisão de suspender a visitação foi tomada como medida preventiva para garantir a segurança das pessoas e permitir que servidores e brigadistas possam atuar no combate ao incêndio. Segundo informações da gerência, a visitação pública no mirante da cachoeira Véu de Noiva e Cachoeira dos Namorados/Cachoeirinha são os pontos temporariamente fechados Conforme o secretário executivo do Comitê do Fogo, tenente-coronel Hector Péricles, as instalações do parque estão sendo usadas como apoio para o trabalho dos bombeiros, militares e de helicópteros que auxiliam no combate às chamas.
Segundo ele, a situação até o fim da tarde de ontem ainda era crítica já que o vento na região dificultava o trabalho dos brigadistas. A expectativa era de que durante a noite fosse possível controlar a situação.
Conforme a gerência do parque, desde o dia 1º de setembro os brigadistas do Parque Nacional combatem fogo iniciado na morraria do Coxipó do Ouro. Segundo o boletim, o relevo montanhoso, as altas temperaturas aliados à baixa umidade do ar estão dificultando o combate.
O período proibitivo das queimadas no Estado, que termina no próximo dia 15, deverá ser prorrogado para o fim do mês. Isso porque a situação em várias regiões ainda é muito crítica. O decreto que deve determinar a extensão do prazo deve ser publicado na semana que vem. Nesse ano, Mato Grosso segue líder entre os estados brasileiros e já registrou 12.221 focos de queimadas. Os municípios de Santa Terezinha, Luciara e Novo Santo Antônio são os que registram mais focos.