PUBLICIDADE

Parada gay é amanhã em Cuiabá

PUBLICIDADE

Na semana em que se comemora a luta pela garantia dos direitos requeridos pela população de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT), a Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Centro de Referência em Direitos Humanos de Combate a Homofobia (CRDHEH), prepara diversas atividades para a próxima sexta-feira, em Cuiabá, data oficial da 8ª Edição da Parada da Diversidade Sexual de Mato Grosso.

A ação durante a parada será coordenada pelo corpo técnico do Centro de Referência, que no dia vai distribuir mais de três mil kits com preservativos, material didático com orientações sobre a doença DST/AIDS, e material de prevenção à violência.

Outra atividade será uma pesquisa de campo realizada por 25 estudantes dos cursos de Direito e Serviço Social, que irão entrevistar participantes da parada gay para saber de que forma a população de Lésbicas,Gays,Bissexuais e Transexuais (LGBT) de Cuiabá tem acesso ao serviços públicos e como é tratada pelos órgãos e instituições.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referencia, Claúdia Cristina Carvalho, é de extrema importância a aplicação da pesquisa com o público LGBT. "A parada traz uma população diversa e de diferente faixa etária, e por isso queremos saber como essas pessoas estão buscando auxílio nos serviços públicos para garantir seus direitos", disse.

O Centro de Referência em Direitos Humanos de Combate a Homofobia (CRDHEH) oferece atendimento nas áreas jurídica, psicológica e de assistência social à população gay e ao público em geral, em prol da cidadania, da igualdade e da eqüidade de direitos a todos os cidadãos vítimas de discriminação e preconceito, por orientação sexual.

De julho a outubro deste ano o Centro de Referência atendeu uma média de 80 casos de vítimas de homofobia. Entres os casos relatados pelas vítimas o que mais predomina é a agressão física e verbal.

A coordenadora do Centro afirmou que Mato Grosso é o primeiro estado brasileiro a possuir um programa de combate à homofobia dentro da estrutura de uma secretaria do Governo. "Portanto, é fundamental incentivarmos os cidadãos a denunciarem as violações de direitos humanos para combatermos a impunidade", avalia.

Até o final deste ano o Centro de Referência em Direitos Humanos de Combate a Homofobia estará em nova sede, localizada na Rua Pedro Celestino, 291, bairro Centro, em Cuiabá.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Motociclista cai em valeta após colisão com outra em bairro de Sinop; assista

Duas motocicletas Honda Biz se envolveram em um acidente,...

Corpo de jovem é encontrado no rio Teles Pires em Sinop

O corpo de Renan Marcos Gomes, de 21 anos,...

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...
PUBLICIDADE