O papa João Paulo visitou Mato Grosso uma única vez, mas suficiente para milhares de mato-grossenses lembrarem para sempre de um homem realmente iluminado, extremamente bondoso, paciente e extremamente amável. Foi 16 de Outubro de 1991 que João Paulo II esteve em Cuiabá.
Este dia entrou para a história mato-grossense. Só Notícias recorda que o santo padre celebrou missa para uma multidão, na capital. No final da celebração, um momento que emociou João Paulo II em Mato Grosso: a homenagem de índios. Um cacique subiu ao altar e entregou um cocar ao Papa ( clique na imagem para ampliá-la). João Paulo II curvou-se diante do índio para que lhe colocasse o cocar. A imagem do papa, com o símbolo de extremo respeito dos povos indígenas, tanto defendido pela Igreja Católica, repercutiu em todo o mundo. Ele fez questão de receber, em Cuiabá, lideranças de 37 nações indígenas.
Depois de Cuiabá, João Paulo II seguiu para Santa Catarina onde fez a beatificação de madre Paulina, que mais tarde foi declarada Santa Paulina, a primeira santa brasileira, pelo Vaticano. Em 91 o Papa também passou por Brasília e Salvador.
A última visita do pontífice ao Brasil foi em 3 de Outubro em 1997, 17 anos depois da primeira visita, em 30 de Junho de 1980. Na última vez que esteve no Brasil João Paulo 2º já estava com a saúde debilitada e não realizou o tradicional ato de beijar o chão.