domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Papa piora e sofre insuficiência cardiorrespiratória

PUBLICIDADE

O estado de saúde do papa João Paulo 2º, 84, piorou no início da noite desta sexta, de acordo com o último boletim divulgado pelo Vaticano. A respiração do papa é quase superficial e o funcionamento de seus rins se deterioraram.

O papa apresenta ainda quadro de hipotensão arterial (pressão baixa) e os “parâmetros biológicos” estão “notavelmente comprometidos”, segundo o boletim.

Médicos e a imprensa italiana afirmam que o papa perdeu a consciência. O quadro de João Paulo 2º piorou hoje após um colapso cardiovascular que aconteceu nesta madrugada.

O próprio papa pediu para não ser levado para o hospital Gemelli, em Roma, onde foi internado duas vezes neste ano, disse o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls.

De acordo com boletim divugado pela manhã, o papa se mantinha lúcido e consciente até então.

Ele permanece em seu apartamento no Vaticano, cercado pelos colaboradores mais próximos e assistido por uma equipe de cinco médicos e enfermeiros.

De acordo com o Vaticano, o papa participou de uma missa realizada na manhã desta sexta-feira e recebeu colaboradores próximos, como os cardeais Angelo Sodano, Camillo Ruini, Joseph Ratzinger e Edmund Szoka, além dos arcebispos Leonardo Sandri e Giovanni Lajolo.

O papa teria pedido a um de seus colaboradores para que lesse as quatorze estações da via-crúcis, e feito o sinal da cruz durante as orações desta manhã.

“O papa está lúcido, consciente e sereno”, disse Navarro-Valls, acrescentando que a piora do papa durante esta madrugada foi marcada pela instabilidade da pressão sangüínea do sumo pontífice.

Após enfrentar duas internações no hospital Gemelli, em Roma, em fevereiro, a condição de saúde do papa piorou nesta quinta-feira, quando médicos detectaram uma infecção urinária que causou febre alta no sumo pontífice. Apesar de ter reagido bem aos antibióticos, segundo o Vaticano, o papa acabou sofrendo uma parada cardíaca, e sua infecção tornou-se generalizada, agravando ainda mais seu quadro de saúde.

Mesmo sob perspectivas tão instáveis a respeito da saúde do sumo pontífice, o Vaticano negou nesta sexta-feira rumores divulgados pela imprensa italiana que diziam que o papa estava em coma. Ao negar a informação, que chamou de “um jogo”, Navarro-Valls levou um pouco de alívio a milhares de fiéis que permanecem em frente ao Vaticano em busca de notícias sobre a saúde de João Paulo 2º.

As pessoas passaram a se reunir nesta quinta-feira, quando as notícias sobre a saúde do papa começaram a aparecer. Autorizados a se aproximar da praça São Pedro pela polícia, alguns dos peregrinos se ajoelhavam, enquanto outros se preparavam para a vigília noturna enrolando-se em cobertores.

A polícia de Roma estima que centenas de milhares de peregrinos devam chegar à cidade nos próximos dias. “Estamos cercando a área ao redor do Vaticano e a polícia estará presente nos aeroportos e nas estações de trem para ajudar os peregrinos a se moverem pela cidade”, disse hoje o prefeito de Roma, Achille Serra.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de...

Caminhonete capota após colidir com carro em Sinop

A batida ocorreu entre uma caminhonete Toyota Hilux e...

Bombeiros combatem incêndio em mercearia de Lucas do Rio Verde

O Corpo de Bombeiros conteve um incêndio, hoje à...

Comerciante que morreu em acidente com carreta em Sinop será sepultado neste domingo

O comerciante do ramo de calçados, Adriano Pereira Silva,...
PUBLICIDADE