O papa Francisco chegou ao Brasil, para sua 1ª visita, com 15 minutos adiantado. Muito sorridente, ele foi recebido pela presidente Dilma e demais autoridades. Ele ficará no Brasil até domingo para a Jornada Mundial da Juventude e faz sua primeira viagem internacional, desde que foi eleito, há cerca de 3 meses.
No trajeto da comitiva até a Catedral, o papa está em um veículo simples, com a janela aberta e, em determinado momento, os fiéis invadiram a avenida presidente Vargas e o carro chegou a parar alguns instantes. O trânsito congestionou em algumas vias e policiais federais estão tendo muito trabalho para garantir a segurança do santo padre.
O papa desfilou, por aproximadamente 40 minutos, no papamóvel, aberto. Ele mandou retirar a proteção blindada. Por três vezes, ele pediu para parar o carro e que fossem trazidas crianças para beijá-las.
Ele foi, há pouco, de helicóptero para a recepção com lideranças políticas e da igreja. A aeronave pousou no campo do Fluminense e ele chegou ao Palácio das Laranjeiras, sendo recebido pela presidente Dilma, o goverandor Sergio Cabral e o prefeito Eduardo Paes.
Neste momento, começa a solenidade de boas vindas dos líderes políticos e do judiciário. O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), líder da Minoria, faz parte da comitiva com lideranças do legislativo, executivo e judiciário que dará as boas-vindas ao sumo pontífice.
Na base aérea, a presidente Dilma Rousseff recebeu o líder da Igreja Católica com honras de chefe de Estado. Uma criança entregou um ramalhete de flores para ele.
Centenas de jovens de cidades do Nortão, de Cuiabá, Rondonópolis, além de sacerdotes mato-grossenses, estão no Rio de Janeiro para o encontro com Francisco.
A última visita de um papa foi de Bento 16, em 2007. João Paulo 2º visitou o Brasil por três vezes (1980, 1991 e 1997). Em uma delas, esteve em Cuiabá, onde foi construído memorial.
Nesta terça-feira, o papa não tem compromissos públicos. Na 4ª feira vai ao santuário em Aparecida (SP) retorna à tarde ao Rio de Janeiro. À noite, vai a um hospital na Tijuca para inaugurar ala de atendimento para usuários de crack. Na 5ª, ele participará da acolhida aos jovens e visitará a comunidade de Varginha. Também fará a oração do Angelus e via sacra dom jovens na praia de Copacabana
Em instantes, mais detalhes
(Atualizada às 17:00h)
Leia ainda
Jovens de Sinop, Sorriso e Lucas vão ao encontro do papa no Rio
Papa brinca durante voo ao Rio: “Deus é brasileiro e vocês queriam um papa ?”
Multidão cerca carro do papa, no Rio