Prefeituras de vários municípios, repartições públicas estaduais e judiciário começam, hoje, folga prolongada de seis dias devido aos pontos facultativos decretados para amanhã e segunda-feira decorrentes aos feriados de Proclamação da República (hoje) e Consciência Negra (terça-feira).
As prefeituras de Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis foram algumas que adotaram ao feriadão. Nestas, apenas atividades essenciais como as relacionadas à saúde serão mantidas. Em Sorriso ainda, a Câmara de Vereadores também emendou os feriados. A sessão ordinária que tradicionalmente ocorre nas terças será realizada na quarta, às 21h. O mesmo ocorre na Câmara de Cuiabá, onde as sessões são realizadas nas terças e quintas.
Como o governo estadual anunciou no início da semana o “feriadão”, as atividades pedagógicas e administrativas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) também foram suspensas e serão retomadas apenas na quarta-feira. O judiciário mato-grossense, composto por 79 comarcas, também estará sem atendimento durante o período. A decisão foi anunciada ontem. Dessa forma, todos os prazos iniciados ou terminados entre essas datas foram prorrogados para quarta-feira (21).
Em Alta Floresta, segundo Só Notícias informou, a assessoria de comunicação da prefeitura confirmou que há ponto facultativo nesta sexta, no entanto, na segunda o expediente deve ocorrer normalmente. Já em Lucas, a pausa ocorrerá apenas nos feriados, sem pontos facultativos decretados.