O atropelamento de uma onça-pintada (Panthera onca) por um automóvel foi, hoje de madrugada, no trecho da rodovia federal entre Sorriso e Lucas do Rio Verde. Não foi informado o modelo do veículo, ou se o condutor se feriu.
A versão inicialmente apurada é que o veículo trafegava sentido Lucas do Rio Verde-Sorriso, quando o animal teria atravessado repentinamente a pista e o condutor não conseguiu evitar a colisão. O Corpo de Bombeiros foi acionado, também o médico veterinário do Centro de Atendimento de Animais Silvestres, porém, com o impacto, o animal não resistiu aos ferimentos.
A onça-pintada teria aproximadamente 100 kg e sofreu traumatismo craniano.
Conforme o Instituto Onçafari, a onça-pintada é o maior felino das Américas, o terceiro maior felino do mundo, atrás apenas do tigre (Panthera tigris) e do leão (Panthera leo). Considerada um predador do topo da cadeia, a onça-pintada reina absoluta nos ambientes onde vive, alimentando-se de pequenos tatus e cutias a jacarés e antas. Elas controlam populações de presas e são de extrema importância no equilíbrio dos ecossistemas onde estão inseridas. São carnívoras estritas, ou seja, alimentam-se exclusivamente de carne. Levando em consideração a proporção, têm a mordida mais poderosa entre os felinos, inclusive mais forte que a do tigre e a do leão.
É um animal com hábitos predominantemente crepusculares e noturnos, sendo mais ativo ao anoitecer e ao amanhecer, embora não seja raro encontrá-lo se deslocando e caçando durante a luz do dia. Sua área de vida varia muito, de acordo com o ambiente, a disponibilidade de presas e a densidade populacional de onças.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


