A sede própria da Justiça Federal em Sinop deve ficar pronta até dezembro, nas proximidades da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na avenida Alexandre Ferronato. O órgão confirmou, ao Só Notícias, que o cronograma dos trabalhos não foi alterado, mesmo com a ocorrência das chuvas no primeiro trimestre. As obra começaram em outubro do ano passado e mais de R$ 5 milhões são investidos no projeto, de 2.050 m².
Atualmente, o fórum funciona em imóvel locado, na avenida Júlio Campos, próximo a Catedral. Há duas varas instaladas que dividem pouco mais de 10 mil processos.
O andamento dos trabalhos já foi vistoriado, anteriormente, pelo diretor do Justiça Federal no Estado, juiz Paulo Sodré, quando avaliou que a obra vai dar maior tranquilidade, comodidade, resgatar a dignidade do cidadão que vai poder ser melhor atendido, não só em Sinop, mas em toda região. Há jurisdição sobre os municípios Alta Floresta, Carlinda, Cláudia, Colider, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Santa Carmem, Sorriso, Terra Nova do Norte, União do Sul e Vera.