PUBLICIDADE

Obra da Copa do Mundo na capital deve ficar pronta somente no ano que vem, aponta Secid

PUBLICIDADE

As obras que compreendem a Trincheira Santa Rosa, na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, prometida para melhorar a mobilidade urbana para a Copa do Mundo 2014, seguem sem data para conclusão e podem ficar para 2016. De acordo com a Secretaria de Estado de Cidades (Secid), algumas questões judiciais e a falta de planejamento financeiro da gestão passada acabaram travando o andamento da obra. Mesmo iniciada em 2012, a obra ainda precisa de acabamentos e correções.

De acordo com o secretário Eduardo Chilleto, os atrasos agora estão relacionados à empresa gerenciadora da obra. Ele explica que a empresa que vai gerenciar a obra apresentou problemas com as certidões o que atrasou a retomada dos trabalhos. Quando a empresa conseguiu judicialmente uma decisão de que poderia retomar as obras sem as certidões, o Tribunal de Contas do Estado determinou o não pagamento e a obra segue parada.

Agora, segundo ele, o Estado precisa mostrar ao TCE que caso a empresa não inicie os trabalhos o prejuízo pode ser maior. “É uma questão jurídica e estamos tentando mostrar que ela precisa voltar. Se ela volta, a obra segue, caso não, teremos que licitar uma nova supervisora para o projeto, o que demora pelo menos uns três meses”. Com esse imbróglio o estado terá que repactuar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que garantiu a continuidade da obra.

A trincheira é resultado de um convênio entre o governo de Mato Grosso e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O valor é superior a R$ 27,8 milhões e até 88,3% foram concluídos. Relatórios divulgados pelo Governo, resultantes de auditorias, apontam que a trincheira continua motivo de preocupação. Foram encontrados diversos erros, que precisam ser monitorados e medidas de retenção devem ser adotadas para que a obra dure até 100 anos. Em fevereiro, parte da calçada cedeu devido a escavações irregulares. Diante disso, a empresa Camargo Campos também se comprometeu em assumir os reparos na área privada, já que está próxima à obra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Identificado morto em colisão com moto e carro em Lucas do Rio Verde

O motociclista que faleceu no acidente entre o veículo...

Sinop: motociclista morre após colisão com caminhonete

O homem, ainda não identificado, faleceu, há pouco, em...

Acidente em rodovia revela carregamento de ‘supermaconha’ e homem é preso em MT

Policiais militares prenderam um homem, de 29 anos, ontem,...

Carro pega fogo e é totalmente destruído em Nova Mutum

O carro, de marca e modelo não identificados, foi...
PUBLICIDADE