sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

OAB denuncia no Ministério Público falta de cuidados de idosos em casa de repouso no Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (fotos: divulgação)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Peixoto de Azevedo (197 quilômetros de Sinop) denunciou no Ministério Público e na câmara de vereadores a falta de cuidados de 13 idosos, na Associação Lar do Idoso Amor e Fraternidade, que é uma entidade filantrópica.

Segundo o presidente da subseção, Marcus Macedo, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, constatou que os idosos permanecem por longas horas sem troca de fraldas, sofrendo com problemas de saúde em decorrência da falta de cuidados. Também não há no local vigilância no período noturno, colocando em risco a segurança da instituição e dos abrigados.

A presidente da associação, Rosilene dos Santos Rodrigues, contestou a denúncia e afirmou que os idosos não estão abandonados. “Os cuidados não estão sendo feitos apenas no período da noite. Durante o dia os atendimentos são feitos normalmente. A prefeitura enviava técnicos de enfermagem para fazer esses cuidados à noite. Porém, depois da greve (da saúde) não voltaram mais. Existe até um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público e a prefeitura para encaminhar esses profissionais, mas não estão cumprindo”.

Rodrigues explicou ainda que o Lar é mantido com doações. “A associação é filantrópica e foi criada pelo Lions Clube Internacional. É mantida por doações e um repasse anual da prefeitura de R$ 22 mil. Além disso, os idosos pagam R$ 250 para ajudar na manutenção e na alimentação”.

Outro lado
Só Notícias tentou por diversas vezes, mas não conseguiu contato com a assessoria da prefeitura e na secretaria municipal de Assistência Social.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria estuda medidas para ampliar segurança de motoristas de aplicativo em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) criou hoje...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Tribunal de Justiça faz concurso com 161 vagas para cartórios em Mato Grosso

O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará, neste ano,...

Bombeiros devolvem à natureza tamanduá resgatado ferido em escola de Mato Grosso

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza ontem após ser...
PUBLICIDADE