quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Novo papa pede à imprensa respeito à ética e busca da verdade

PUBLICIDADE

O papa Bento 16 lembrou aos jornalistas no sábado, em quatro idiomas, da responsabilidade que eles têm na busca da verdade e na defesa da dignidade humana e prometeu fazer um pontificado tão aberto à imprensa quanto seu antecessor.

Em um sinal da importância que a comunicação terá em seu papado, Bento 16 convidou a mídia do mundo todo para participar da primeira audiência para não-clérigos desde sua eleição, na terça-feira.

Ele afirmou que quer “continuar o diálogo frutífero” com a imprensa, iniciado por João Paulo 2o., o qual passou para a história como um grande comunicador.

A mensagem de Bento 16 foi cortês, mas clara.

Ele ressaltou a “responsabilidade ética dos que trabalham na mídia, especialmente em relação à busca sincera da verdade e à defesa da centralidade e da dignidade do ser humano”.

Exibindo suas habilidades linguísticas ao falar em italiano, inglês, francês e alemão, o papa disse que cada jornalista precisa contribuir ao bem comum.

Acrescentou que os jornalistas devem entender também o efeito que a mídia pode ter “na consciência das pessoas e sua visão espiritual, e na formação da opinião pública”.

O ex-cardeal Joseph Ratzinger fez seu discurso a cerca de 4.000 jornalistas reunidos no enorme salão de audiências do Vaticano.

Ele sorriu com frequência e foi interrompido por aplausos, particularmente quando começou a falar em alemão, sua língua natal.

MISSA INAUGURAL NO DOMINGO

Bento 16 celebra sua missa inaugural na Praça de São Pedro no domingo, fazendo sua primeira homilia pública como papa do local onde presidiu os serviços fúnebres de João Paulo 2o. há duas semanas.

Menos líderes mundiais deverão comparecer à cerimônia em comparação ao funeral, uma das maiores reuniões de poderosos dos últimos tempos.

Milhares de peregrinos alemães se dirigiram a Roma para assistir à missa inaugural de seu compatriota eleito papa.

Em seu discurso, Bento 16 também agradeceu à imprensa por colocar a Igreja em destaque nas últimas semanas, dizendo que a cobertura ampla tinha um poder unificador sobre os católicos no mundo.

A morte de João Paulo 2o., seu funeral e o conclave que elegeu Bento 16 se tornaram os eventos de maior cobertura pela mídia na história recente, com bilhões de espectadores ao redor do mundo.
 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE