domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Brasileiro da Série B começa hoje com a volta do Grêmio

PUBLICIDADE

O Campeonato Brasileiro da Série B de 2005 começa hoje e está repleto de atrativos para o torcedor. Times de tradição de todos os cantos do Brasil estão na disputa das duas passagens para a Série A do próximo ano. Dentro os 22 participantes, quatro já levantaram o troféu de campeão do Brasileirão. Desta forma, a disputa das 44 rodadas da competição promete ser muito acirrada.

Bicampeão nacional (1981 e 1996), o Grêmio fez uma campanha vexatória na primeira divisão do ano passado e acabou rebaixado para a Série B. Um dos mais tradicionais clubes do Brasil, o Tricolor gaúcho tratou de se reforçar neste começo de temporada para conseguir garantir dentro das quatro linhas seu retorno à elite.

As esperanças dos torcedores gaúchos estão depositadas nos pés dos atacantes Somália e Fábio Bala, já que o ídolo do ano passado, Cláudio Pitbull, foi negociado com o Porto. Depois da fraca campanha no Campeonato Gaúcho, a diretoria do clube ainda corre atrás de mais reforços para ajudarem o Tricolor a conquistar o acesso. A estréia do Grêmio na competição será contra o Gama, sábado, no Distrito Federal.

Outro Tricolor de tradição que desfilará nos estádios da Série B é o Bahia. Detentor de um título do Brasileirão (1988), o clube quase conquistou o direito de voltar à Série A no ano passado, mas acabou sendo superado na fase final por Fortaleza e Brasiliense, que subiram para a primeira divisão.

Depois de perder o título do Campeonato Baiano para o rival Vitória, o Tricolor resolveu apostar no comando de um técnico em ascensão: Zetti. Contando com alguns atletas experientes, como Viola e Dill, o ex-goleiro tentará conquistar este ano seu segundo acesso consecutivo, já que dirigiu o Fortaleza na temporada passada. A estréia do Bahia será em casa, contra o Anapolina, hoje.

Quem também promete estar forte na briga por uma das vagas na elite nacional é o Vitória. Embalado pela conquista do Estadual, o Rubro-negro tenta esquecer a péssima campanha que fez no Nacional de 2004 para dar a volta por cima na Série B deste ano. O torcedor do Vitória poderá ver sua equipe estrear contra o Marília, Hoje, no estádio Bento de Abreu.

Outros campeões do Brasileirão que entram em campo na segunda divisão deste ano são Guarani (1978) e Sport (1987). O Bugre deu adeus à elite no ano passado, enquanto os pernambucanos disputam a Série B desde 2002. Na competição que começa neste sábado, as duas equipes tentam esquecer os Estaduais para conseguirem dar a volta por cima.

O Guarani brigou para não cair no Paulistão e o Sport viu seu grande rival Santa Cruz levantar a taça no Pernambucano. O Santa, por sinal, também está na disputa do título da Série B, assim como o rival Náutico.

Campeão da Copa do Brasil de 2004, o Santo André aparece como outra força paulista na segunda divisão. O Ramalhão chegou a sonhar em conquistar o acesso em 2004, mas acabou punido por ter escalado jogadores irregulares e deu adeus à qualquer possibilidade de brigar entre os líderes.

Agora, o time liderado pelo atacante Sandro Gaúcho espera provar seu valor na edição deste ano do torneio. Já a Portuguesa sonha não apenas com a volta à elite do futebol nacional, mas também com a retomada de suas tradições.

Desde a queda para a Série B em 2002, a Lusa tem acumulado vexames para seu torcedor. No entanto, a diretoria está conseguindo pagar os salários em dia nesta temporada e, apesar da má campanha no Paulistão, espera ver a equipe do Canindé brigar entre os líderes do torneio. A má notícia para o lusitanos é a transferência do atacante Washington para o Palmeiras. O jogador foi o destaque da Portuguesa no Estadual, mas chamou a atenção no Parque Antártica e preferiu mudar de clube.

A Série B também conta com equipes como Ceará, Avaí, Vila Nova, Criciúma, Caxias, Ituano e Paulista, além de Gama, Anapolina, São Raimundo, CRB, Marília e União Barbarense.

1ª rodada
Hoje
16h00 Avaí/SC x Ceará/CE Hercílio Luz
16h00 Caxias/RS x Criciúma/SC Centenário
16h00 Vila Nova/GO x Ituano/SP Serra Dourada
16h00 Bahia/BA x Anapolina/GO Jóia da Princesa
16h00 São Raimundo/AM x Sport/PE Vivaldão
16h00 Marília/SP x Vitória/BA Bento de Abreu
20h30 CRB/AL x Santo André/SP Rei Pelé
20h30 Portuguesa/SP x Guarani/SP Canindé
20h30 Gama/DF x Grêmio/RS Bezerrão

Amanhã
16h00 Santa Cruz/PE x Paulista/SP Arruda
16h00 U. Barbarense/SP x Náutico/PE Ant. Guimarães

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Cuiabá é atropelado pelo Atlético-MG e segue sem vencer no Brasileirão

O Cuiabá sofreu há pouco a terceira derrota consecutiva...

Vasco toma goleada do Criciúma pelo Brasileiro e técnico é demitido no vestiário

O Vasco amargou a terceira derrota seguida e já vive momento...

Coordenador da CBF visita novo CT do Cuiabá e se impressiona; “vai elevar o nível”

Rodrigo Caetano, coordenador executivo geral das Seleções Masculinas, e...
PUBLICIDADE