sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Novo modelo da carteira de motorista dificultará fraudes

PUBLICIDADE

A nova carteira de motorista começa a ser emitida hoje, em todo o país, pelos departamentos de Trânsito (Detrans). O modelo dificulta fraudes por ser feito de um papel usado apenas para esse documento, possuir uma faixa holográfica como a da nota de R$ 20 e o acréscimo da marca d’água com a bandeira do Brasil, além do já existente brasão da República.

Os cerca de 40 milhões de condutores de todo o país que tem a carteira antiga não precisam trocá-la, basta esperar o momento da renovação, que deve ser feita a cada cinco anos. Mas quem fizer questão de ter logo o documento novo, poderá trocar a carteira. A data de validade permanecerá a mesma da atual.

“A carteira de habilitação é hoje o documento mais atualizado, até porque nós a renovamos a cada cinco anos. A cada cinco anos mudamos a foto, informamos o endereço. É o documento de maior uso pela população brasileira”, afirma o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres.

A nova carteira terá ainda dois números de identificação, um nacional e, outro, estadual. Haverá também um código numérico de validação, composto por dados individuais do motorista. “Os próprios dados do condutor geram um código identificador que, daqui para frente, você poderá, ao fornecer os dados do condutor e CNH, saber se essa carteira é falsa ou não”, explica Peres.

O novo modelo foi aprovado em abril pelo Conselho Nacional de Trânsito e não traz custos adicionais para os Detrans. O ministro das Cidades, Márcio Fortes, será o primeiro motorista a receber o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação. A entrega será feita na tarde de hoje (3) pelo presidente do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro, Gustavo Carvalho.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum fortalecer ações para qualificar adolescentes e enfrentamento a violência

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente...

Biblioteca Container será inaugurada na próxima semana em bairro de Nova Mutum

A prefeitura anunciou que, na próxima terça-feira (30) será...

Secretaria de Desenvolvimento em Sinop passa a funcionar em nova sede

A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico mudou de local...
PUBLICIDADE