Com nomenclatura e cor diferente, mais econômico e menos poluente, o diesel S-50 tem atraído não só proprietários de caminhões e outros veículos novos, mas também donos de utilitários e caminhonetes produzidos antes de 2012. O novo diesel é destinado aos motores Euro V, que obedecem ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve – Fase 7). As concessionárias ofertaram modelos antigos até 31 de março deste ano. Isso faz com que as vendas de veículos obrigados a abastecer com o diesel menos poluente cresçam com mais velocidade a partir deste mês.
Em Mato Grosso, 23 postos já comercializam o diesel S-50, sendo que mais de 30 já adaptaram tanques e bombas para atender esta demanda. A partir deste mês, com a chegada de mais veículos novos nas ruas, a tendência é que o número de postos ofertando o novo produto cresça rapidamente.
Diante deste cenário, o diesel S-50 também tem sido vendido, em pequena escala, para veículos com motorização Euro III. Estes não são obrigados a utilizar o novo combustível. “Aqueles que adquiriram carros a diesel no ano passado abastecem e acabam voltando devido à maior qualidade do S-50”, destaca o revendedor João Marcelo Borges, dono de um posto, em Cuiabá. “Já os proprietários de veículos novos, obrigatoriamente abastecem com o novo diesel. Para este público, as vendas só tendem a crescer”, completa o empresário. Mesmo com uma demanda tímida, João Marcelo fez questão de comercializar o S-50. “Fiz para poder oferecer um diferencial aos clientes”.
Mudança gradual
Além da publicidade destinada a divulgar o S-50, oficinas e concessionárias têm indicado o produto. Em relação ao diesel comum, também chamado de óleo diesel B, o S-50 pode gerar uma economia de consumo de até 5%, mas este melhor desempenho será mesmo percebido nos motores produzidos a partir deste ano.
Atualmente, os tipos de óleo diesel comercializados no território nacional são diferenciados basicamente pelos teores máximos de enxofre: S-50 (50 partes por milhão – ppm), S-500 (500 ppm) e S-1800 (1800 ppm). O óleo diesel S-500 vem substituindo o S-1800, que deverá ser completamente eliminado do segmento rodoviário até o final de 2013.