PUBLICIDADE

Nova Mutum: entidades alertam empresários e funcionários sobre notas falsas

PUBLICIDADE

A Associação Comercial e Empresarial e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Mutum (Acenm/CDL) estão orientando os empresários e funcionários de estabelecimentos comerciais a ficarem atentos quanto a circulação de cédulas falsas. No período de final e início de ano, devido ao aumento no volume de vendas de diversos setores, esse crime se torna mais comum.

“Nós temos recebido alertas de lojistas associados sobre a entrada de notas falsas no comércio de Nova Mutum. A preferência dos falsificadores tem sido as notas de R$ 20. É importante que todos fiquem atentos, os golpistas estão cada vez mais especializados neste tipo de crime. Atualmente essa checagem é feita constantemente de maneira visual e tátil, mas é possível se conseguir máquinas e canetas especializadas em identificar a falsificação. É um investimento que vale a pena”, destaca o presidente da CDL, Rodrigo Rigoni.

Dentre as dicas repassadas por especialistas estão checar com os dedos a textura da nota (ásperas são verdadeiras, falsas são lisas). Todas as notas possuem uma marca d’água visível se colocada contra a luz, um fio de segurança e uma tarja que se movimenta mostrando o valor da nota.

Segundo as autoridades, golpistas agem sempre nos momentos de grande movimento no estabelecimento e também no final do expediente, quando os funcionários normalmente estão mais cansados mentalmente.

A Acenm/CDL recomenda ainda a comunicação policial imediata, para que as autoridades possam localizar o criminoso e ressarcir o prejuízo.

O Código Penal Brasileiro prevê em seu artigo 289 que falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel moeda de curso é crime com reclusão que varia de três a 12 anos de prisão, além de multa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Moto tem roda arrancada em forte colisão com carro em Sorriso; um ferido

O veículo Honda Civic e a motocicleta Honda vermelha...

Morre DJ que se envolveu em grave acidente em rodovia de Mato Grosso

Agnaldo Mauro Rodrigues de Souza, de 27 anos, conhecido como DJ...

Otaviano Pivetta toma posse como governador de Mato Grosso; acompanhe ao vivo

A Assembleia Legislativa empossou, há pouco, Otaviano Pivetta (Republicanos)...

TCE Mato Grosso decide que desconto por pontualidade em tributos é renúncia de receita

Em resposta à consulta formulada pela prefeitura de Várzea...
PUBLICIDADE