A Prefeitura de Nova Mutum tem enfrentado uma série de problemas com o lixo que é despejado nas ruas e principalmente nas margens das áreas verdes da cidade. A informação é do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Francisco Moraes Filho que falou sobre os prejuízos que esse tipo de ação pode trazer para a comunidade.
De acordo com eles, em alguns locais mais críticos, próximo a uma universidade e ao cemitério, são encontrados restos de construção, podas, entulhos, metais, lixo doméstico, plástico, papel, entre outros, que segundo Francisco, além de causarem poluição visual, são responsáveis pela proliferação de vetores biológicos, ratos, larvas. “A prioridade é a coleta do lixo doméstico. Já em outros casos, a população precisa dar a destinação certa para evitar esse tipo de prática, que além de dar um aspecto ruim para a cidade, provoca grandes impactos ambientais”, disse.
Há cerca de dois anos Nova Mutum ganhou uma empresa especializada em recolhimento de material reciclável há aproximadamente 3 quilômetros do município. Segundo o proprietário Everaldo Carlos Ribeiro, a empresa recolhe o material reciclável no local, sem custo nenhum, basta pessoa ligar e solicitar o serviço. Ele ainda explicou que após a coleta, o material passa por um processo de prenssagem e em seguida, é encaminhado para Campo Grande, onde estão localizadas as empresas especializadas em reciclagem. “Infelizmente, a população ainda não está habituada à coleta seletiva. Graças às parcerias que temos com as indústrias do município, o trabalho tem dado certo”, afirmou.