O Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD) será lançado, neste sábado, durante um dia de campo em Nova Mutum. O objetivo do centro é discutir a viabilidade da adoção de práticas agrícolas simples e complexas, criando uma espécie de estação experimental entre os participantes, com a inclusão de estatísticas de comparação e projeções futuras sobre as áreas estudadas.
O centro tem como objetivo, ainda, fomentar a ideia para que uma série de ações sejam realizadas junto ao agronegócio e outras áreas do município, que está entre os principais produtores de soja no Estado e entre os maiores exportadores de grãos. “Iremos estreitar o relacionamento com todo o meio produtivo, seja ele estudante, técnico agrícola, agrônomos, consultores, produtores e lideranças em geral. Queremos aprender e difundir juntos, fazendo assim com que o conhecimento seja repassado por um verdadeiro centro de relacionamentos”, destacou o pesquisador da fundação MT, Leandro Zancanaro.
O dia de campo é realizado pela Fundação MT e, além do CAD, trabalhará temas como variedades de soja, materiais de regência múltipla, manejo de nematóides, milho e fertilidade do solo. “Este ano o evento será diferente, nosso tema é a escolha está em suas mãos, por isso os participantes poderão escolher os temas e as palestras que gostariam de participar”, afirmou Leandro.