A instalação das câmeras de segurança, do projeto de vídeo monitoramento do município, será iniciada este mês. Praticamente todo cabeamento de fibra ótica foi concluído, faltando apenas os equipamentos em si, e vai permitir que as imagens sejam reproduzidas em duas centrais, que serão monitoradas por funcionários do Departamento de Segurança Pública e pela Polícia Militar.
Para a viabilização, foram investidos R$ 1,5 milhão, mas este montante pode ser ampliado uma vez que a estrutura montada permite a instalação de novas câmeras. O projeto faz parte do plano elaborado pelo prefeito Adriano Pivetta e o vice Leandro Felix para o setor da segurança pública e tem a finalidade de inibir praticas criminosas como roubos, furtos e atos de vandalismo.
As câmeras instaladas possuem recursos especiais de aproximação e podem identificar imediatamente pessoas envolvidas em ações criminosas. Outra vantagem do sistema é a identificação de placas de veículos com até 2,7 mil metros de distância.
De acordo com o secretário de Administração, Geder Luiz Genz, as câmeras serão colocadas em locais estratégicos, locais não revelados pela assessoria. “Esses locais foram definidos de uma análise criteriosa com os órgãos de segurança, que elencaram os pontos mais críticos e que necessitam urgente da cobertura através do vídeo monitoramento”.